Publicidade
Publicidade
Atualizado em 8 de setembro de 2025
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Unir corrida e viagem é uma tendência atual e crescente. A prática esportiva, que já é uma aliada da saúde física e mental, ganha novo significado quando se transforma no roteiro principal de uma viagem. Nesse caso, cruzar a linha de chegada de uma corrida e, de quebra, conhecer uma nova cidade, torna-se uma recompensa perfeita.
Essa tendência é ainda mais interessante quando pensamos no Brasil como um todo. Isso porque o país, com sua diversidade de paisagens e clima, oferece um calendário de corridas que é um convite ao turismo esportivo.
Pensando nisso, selecionamos cinco provas, uma em cada região do país, para inspirar sua próxima viagem para correr.
Sul: Maratona Internacional de Floripa (SC)
Essa prova é famosa pela excelente organização e pelo percurso predominantemente plano, ideal para quem busca quebrar recordes pessoais. Correr na “Ilha da Magia” é um privilégio, com a brisa do mar e as belas pontes como cenário. Possui distâncias de 42 km, 21 km e 5 km.
Sudeste: Rio S21K (RJ)
A Rio S21K oferece a experiência de correr 21 km pela orla da Cidade Maravilhosa, chegando ao Aterro do Flamengo. O percurso passa por ícones da cidade como Leblon, Ipanema e Copacabana. Além da experiência turística, a prova inova com medalhas personalizadas, cujas cores variam conforme o ritmo (pace) de cada atleta. Possui distâncias de 21 km e de 5 km.
Nordeste: Corrida das Pontes do Recife (PE)
Um verdadeiro passeio histórico a céu aberto. Os atletas cruzam as famosas pontes sobre o Rio Capibaribe e exploram o Recife Antigo. É a oportunidade de vivenciar a cultura e a beleza da “Veneza Brasileira” em percursos de 5 km, 10 km ou 15 km.
(Reprodução: Diário de Pernambuco)
Centro-Oeste: Maratona Monumental de Brasília (DF)
A Maratona Monumental faz jus ao nome transformando o Eixo Monumental em uma pista de corrida. É super interessante correr e observar a arquitetura modernista das obras de Oscar Niemeyer. E os atletas podem se desafiar nas distâncias de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
(Imagem: maratonamonumentalbsb.com.br)
Norte: Maratona de Manaus (AM)
Correr em Manaus é sentir a força da Amazônia. Com percursos de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, a prova desafia os atletas com o calor e a umidade característicos da região. O turismo é de imersão, pois o corredor vivencia o contraste da metrópole com a proximidade da maior floresta tropical do mundo.
(Reprodução: Esportividade)
Essas são algumas joias do calendário nacional de corridas. De norte a sul, inúmeras outras provas convidam os atletas a viajarem para correr e explorar novos trajetos.
Ao explorar os destinos correndo, o participante encontra uma oportunidade de unir exercício físico, turismo e bem-estar. Cada quilômetro transforma-se em um investimento para uma vida mais ativa, saudável e cheia de histórias para contar.
Referências
• Maratona Internacional de Floripa
• Rio S21K
• Corrida das Pontes do Recife
• Maratona Monumental de Brasília
• Maratona de Manaus