Publicidade
Publicidade
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 15 de novembro de 2022
Foto: O2Corre
Respirar é um ato involuntário, afinal, precisamos de ar para sobreviver. Por isso, é difícil imaginar uma situação em que é preciso pensar para respirar - e fazer isso do jeito certo. Porém, o treino é um desses momentos e ajustar a respiração à atividade física pode ser um grande desafio.
É um tanto complicado ajustar a respiração durante a prática de atividade física. Por ser um ato involuntário, precisamos de muita concentração para mudá-la”, analisa Camilo Alves, treinador em corrida de rua e supervisor técnico da assessoria esportiva RunFun. Porém, esse ajuste é necessário. “Em tese, a respiração ajustada pode fazer com que o atleta consiga favorecer a absorção de oxigênio”, explica.Afinal, por que é importante haver melhor absorção de oxigênio durante o treino? Os músculos do nosso corpo são alimentados por esse componente. Além disso, prender a respiração - ou respirar pouco - durante o exercício físico, algo bastante comum, pode aumentar o risco de tonturas e quedas. No entanto, o jeito certo de respirar varia de acordo com o tipo de exercício físico praticado. Na corrida, a respiração será diferente da musculação e do pilates, por exemplo. Dito isso, confira, a seguir, quatro formas de ajustar a respiração de acordo com o tipo de treino:
Alguns treinadores incentivam algumas inspirações profundas para o aquecimento dos músculos respiratórios e aumento da concentração”, comenta Camilo.Para fazer a respiração diafragmática, basta colocar uma mão no abdômen, próximo ao umbigo. Ao inspirar, encha o abdômen de ar, fazendo ele expandir. Ao expirar, faça o movimento contrário, contraindo a região. Já na corrida, não há forma correta de respirar.
A melhor opção é como a pessoa se sentir confortável. A grande verdade é que quando tentamos ajustar muito a respiração, acabamos interrompendo o seu ciclo natural, gerando, muitas vezes, um grande desconforto, sendo preciso interromper o exercício”, orienta o treinador.Camilo salienta que o controle da respiração somente é indicado para atletas profissionais de corrida, quando todas as outras técnicas da prática já estão bem consistentes.
Geralmente, o atleta acaba segurando muito o ar durante a execução dos movimentos e, por isso, precisa ‘lembrar’ de respirar durante os exercícios”, comenta o treinador.Como resultado, a pessoa fica ofegante, uma resposta instintiva do corpo, já que o músculo precisa de oxigênio para ter energia. Então, que tal dar aquela força ao seu organismo tentando inspirar e expirar corretamente durante o treino de força para melhorar a capacidade e resistência muscular?
A manobra consiste em fazer uma inspiração e segurar o ar, soltando apenas depois da execução dos exercícios”, detalha Camilo. “Tecnicamente, além de ajudar a manter a contração da musculatura, ela é indicada para que se mantenha a irrigação sanguínea na execução dos movimentos por elevar a pressão sanguínea”, completa o treinador.A manobra de Valsalva é indicada para exercícios como levantamento terra, agachamento e levantamento olímpico. Entretanto, atenção: se você possui problemas cardiovasculares, como hipertensão, é interessante conversar com seu médico para entender se é recomendado realizar a manobra ou não.
Publicidade
Publicidade