Publicidade

Publicidade

Aprenda 5 dicas de treino para se preparar para o Circuito Banco do Brasil

Por: Redação

Publicado em 10 de maio de 2024

Aprenda 5 dicas de treino para se preparar para o Circuito Banco do Brasil

Foto: O2Corre

A capital paulista está de braços abertos para receber o Circuito Banco do Brasil de Corrida. Com percursos de 1, 5 e 10 km, o evento promete animar corredores de todos níveis e idades, proporcionando uma experiência única. Aqui vão 5 dicas de treino para os paulistanos – e todos aqueles que forem se aventurar nos asfaltos da metrópole – começarem a se preparar:

Não se esqueça dos braços

Os braços são tão importantes quanto as pernas na hora de correr. Parados demais, diminuem a mobilidade e atrapalham a postura. Balançando demais, ou muito na frente do corpo, impedem que você alcance a melhor forma de correr. Ou seja, braços de corredor se movimentam, funcionam como pêndulos e ajudam o corpo a se impulsionar para a frente, então não se esqueça deles!

O core é fundamental

O core é nosso centro de força, composto por 29 pares de músculos que suportam e estabilizam bacia, pélvis e o abdômen. Um core forte ajuda o atleta a aguentar o tranco da corrida, ajuda na postura e estabiliza o impacto que o esporte tem nas articulações. Se você é iniciante na corrida, invista, sobretudo, em exercícios de prancha isométrica e abdominais. Há outras opções, como o Superman e o mountain climber.

Agache, salte e corra

Todo corredor deveria agachar muito. E saltar também. Box, caixa, step… qualquer uma dessas opções que te faça trabalhar força e potência muscular. A força da impulsão dos membros inferiores e a estabilidade do core ajudam, e muito, o atleta a fortalecer o corpo e fugir de lesões na corrida. Agachar vai te deixar mais forte e saltar vai te dar mais potência muscular para subir, descer ou acelerar.

Invista nos treinos educativos

Eles podem até ser chatos de fazer, mas ajudam (e muito!) a mecânica dos iniciantes na corrida. Além disso, trabalham os músculos utilizados na modalidade. Ou seja, não podem ser esquecidos. Hopserlauf, escadinha de mobilidade e corrida para trás são alguns exemplos de educativos extremamente úteis. O resultado vai te fazer começar a gostar deles.

Treine a respiração

Se você é um iniciante na corrida, já teve ou tem essa dúvida: existe um só jeito de respirar direito? A resposta é não. Você pode usar o nariz ou a boca, de acordo com o que te deixar mais confortável. Mas é importante treinar a respiração, assim como os outros elementos envolvidos na corrida. Existem três tipos de respiração: diafragmática, intercostal e pulmonar, sendo que a primeira promove uma maior captação de ar. Logo é a mais eficiente para atletas. Existem exercícios para treinar a respiração, assim como dicas para respirar melhor.

Serviço

Circuito Banco do Brasil – São Paulo

Data: 9 de junho
Local: Praça Charles Miller, Pacaembu (SP)
Horários de largada: 5 e 10K às 7h, 1K às 9h
Percursos
Apresentado por: Banco do Brasil
Plataforma oficial de pagamento: VISA
Meio de pagamento oficial: Ourocard
Mais informações no site oficial

Sobre

O Circuito Banco do Brasil de Corrida é um evento esportivo que busca promover a saúde, o bem-estar e a integração por meio da prática da corrida de rua. Com etapas em diversas cidades do país, o circuito oferece percursos de diferentes distâncias para atender a todos os públicos, proporcionando momentos de superação e emoção. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Leia a seguir:Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar
Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar
Corrida de Rua

Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar

Publicidade

Publicidade