Publicidade

Publicidade

Circuito Banco do Brasil: como se hidratar corretamente durante a prova?

Por: Redação

Publicado em 14 de maio de 2025

Circuito Banco do Brasil: como se hidratar corretamente durante a prova?

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

A primeira etapa do Circuito Banco do Brasil chega à capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no dia 18 de maio. A cidade é conhecida por uma característica marcante, principalmente durante os meses de maio a setembro: o clima seco. Com a umidade relativa do ar podendo cair para abaixo de 30%, esse é um ponto de atenção para quem pretende realizar uma prova de corrida.

O clima pode causar desidratação, ressecamento das vias respiratórias e até sensação térmica elevada. Por isso, é fundamental garantir uma boa hidratação antes, durante e depois do exercício.

Todos os percursos oferecidos no Circuito Banco do Brasil, que incluem as distâncias de 1 km, 5 km e 10 km, possuem pontos de hidratação – sendo que a última, e mais longa, tem duas estações voltadas para isso. Confira as dicas a seguir!

  1. Comece a hidratação antes mesmo da prova. Beba água regularmente nos dias anteriores à corrida, observando a cor da urina – que deve estar clara – para ter como norte de uma boa hidratação. Além disso, evite o consumo de café e bebidas alcoólicas, dois diuréticos que podem aumentar a produção de urina e a perda de líquidos e eletrólitos.
  2. Beba cerca de 300 ml de água uma hora antes da largada e mais 100 ml quinze minutos antes.
  3. Pare nos pontos de hidratação espalhados pelo percurso e ingira de 100 a 200 ml de água. Não exagere no consumo, pois além de poder causar enjoo, você não vai querer correr de bexiga cheia.
  4. Caso não consiga beber a água, ao menos molhe a boca e as extremidades.
  5. Se você faz uso de géis de carboidrato, prefira ingeri-los com mais uma boa quantidade de água.
  6. Preste atenção aos sinais de desidratação, como boca seca, tontura, dor de cabeça, batimentos cardíacos elevados e dificuldade para respirar. Se seu corpo apresentar um desses sintomas, reduza o ritmo da corrida.
  7. Além de ingerir a bebida, os participantes também devem jogar água na cabeça, punhos e nuca para resfriar o corpo e evitar a desidratação.
  8. Assim que terminar a prova, volte a se hidratar – mesmo que não sinta sede. Você ainda pode apostar em frutas como melancia, laranja e abacaxi para ingerir ainda mais água.

Outros recursos também ajudam a evitar a desidratação durante a prova, como o ambiente arborizado em que ela é realizada, o auxílio de bonés e protetor solar e o uso de roupas leves e respiráveis.

Lembre-se: é sempre importante procurar o auxílio de profissionais da área da saúde e do esporte, para garantir um melhor aproveitamento e evitar possíveis problemas e lesões.

Agora que você já pronto para encarar o clima de Campo Grande, faça a sua inscrição, garanta o seu kit e venha desafiar os seus limites!

Inscrições: www.circuitobb.com.br/

Data

18 de Maio de 2025

Horário de Largada

5k e 10k – 07h00
1k – 09h00

Local

Parque das Nações Indígenas
Av. Afonso Pena S/N

Distâncias

1k, 5k e 10k

Calendário

  • Campo Grande – 18/05
    • São Paulo – 08/06
    • Salvador – 06/07
    • Rio de Janeiro – 20/07
    • São Luís – 03/08

Leia a seguir:Wings For Life: o planeta correndo por quem não pode
Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar
Corrida de Rua

Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar

Publicidade

Publicidade