Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 27 de maio de 2025
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Neste Artigo
A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil já tem data e local para acontecer: 8 de junho, em São Paulo. Entre os diferentes percursos da prova (1 km, 5 km e 10 km), a distância mais curta possibilita que os atletas inscritos corram com alguém muito especial ao lado: seu cachorro!
Mas, para levar seu pet, é preciso ter alguns cuidados pontuais. Confira a seguir 8 dicas com o passo a passo para incluir seu cãopanheiro na corrida.
O primeiro passo é imprescindível para garantir o bem-estar e a segurança do seu pet. Antes de colocá-lo para se exercitar, faça uma visita ao veterinário, para que ele ateste que o seu cão esteja com boas condições de saúde e apto para a atividade.
Assim como você, seu pet também deve treinar antes de encarar uma corrida. Para isso, comece com corridas leves e aumente gradualmente a distância e o tempo. Não se esqueça de se atentar a um detalhe importantíssimo: escolha os horários mais frescos do dia.
Seguindo a linha da dica anterior, é de suma importância escolher bem a hora do exercício. Verifique a temperatura: não pode estar nem muito quente, nem muito frio. O ideal é sair pela manhã ou à noite, que é quando a temperatura está mais agradável. No Circuito Banco do Brasil, a corrida com o seu dog começa às 9h!
Não se esqueça que, diferentemente de você, seu cachorro não usa nenhum calçado para se proteger do asfalto. Por isso, se o dia estiver ensolarado, coloque a palma da mão no chão por ao menos 15 segundos para checar a temperatura.
Use uma coleira peitoral confortável e uma guia específica para corrida, para evitar desconforto ou risco de enforcamento. Ainda, se o animal for de grande porte, a guia curta é a mais indicada. Lembre-se de verificar, também, se o seu cachorro não faz parte das raças inclusas no decreto de 2003 que exige que aquelas consideradas perigosas, como Pit bull e Rottwiler, usem enforcador e focinheira.
Não se esqueça de levar água para o seu cachorro e de fazer as pausas necessárias para que ele descanse, faça as necessidades e se hidrate corretamente.
Respeite o ritmo do seu cachorro e não force ou exija demais dele. Comece com distâncias curtas e observe seu comportamento. Se ele começar a demonstrar sinais de cansaço, como respiração ofegante ou andar lento, pare a corrida e deixe-o descansar.
A maioria dos cães geralmente pode acompanhar corridas de até 3 km, sendo recomendado começar com distâncias menores, como 1,5 km, e aumentar gradualmente. Mas cada cão é um cão, e é preciso entender e respeitar as limitações de cada um.
Fique atento aos sinais que o seu cão dá. Se ele estiver com a respiração ofegante, língua para fora (que é por onde eles transpiram), andar lento ou cambaleante, ele está cansado e precisa de uma pausa. Além disso, raças com focinho mais curto, como Bulldogs, Boxers e Pugs, merecem uma atenção especial, já que têm mais dificuldade para respirar.
Dica extra: filtro solar canino
Assim como o filtro solar é indispensável para você, ele também é para o seu amigo de quatro patas – principalmente para as raças de pele branca. Proteja seu fiel companheiro!
Agora que você já tem o passo a passo necessário para correr com o seu dog, basta se inscrever no Circuito Banco do Brasil, retirar o seu kit especial e curtir a corrida com o seu melhor amigo!
Inscrições: www.circuitobb.com.br/
Kit dog: o kit para você correr com seu pet contém uma camiseta, uma ecobag, uma viseira e uma medalha (pós-prova) + sacochila, bandana, bolinha, kit higiene e uma medalha especial para seu pet (pós-prova).
Data
8 de junho de 2025
Local
São Paulo – Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu
Distâncias
1k, 5k e 10k
Calendário
Publicidade
Publicidade