Caminhe para uma vida mais saudável

Adicionada em 17 de fevereiro de 2012

Por Fernanda Silva

Prática comum para quem quer iniciar uma vida mais saudável, a caminhada é uma atividade física que pode trazer diversos benefícios. Além de ajudar o praticante a ter mais qualidade de vida, ela não exige muito do corpo e nem da rotina do caminhante: 30 a 40 minutos da atividade já mostram bons resultados.

“Ao começar a caminhar, a partir de três vezes por semana, por cerca de 30 a 40 minutos, já é possível detectar mudanças no sono, exames de sangue e na disposição diária”, fala Enzo Amato, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome. Mas para realmente sentir mudanças, é ideal que a pessoa inclua a caminhada em sua rotina como um compromisso. Para isso, caminhar acompanhado pode ser mais motivador.

Apesar de ser uma atividade física mais “leve”, fazer caminhadas exige o mesmo cuidado e atenção como qualquer outro exercício físico. “Para iniciar um trabalho de caminhada é necessário também uma avaliação médica, por segurança, mesmo que ela seja leve. Além do uso de tênis e roupas apropriadas para a prática”, indica o especialista em fisiologia do exercício do SPA MED Sorocaba Campus, professor José Marcelino.

“Por ser menos `agressiva´ ao corpo, depois de um tempo, a caminhada pode até ser feita todos os dias da semana, mas requer também a orientação de um profissional de Educação Física, já que para algumas pessoas a caminhada pode ser um estímulo fácil e não causar tantas mudanças”, recomenda Amato. “Outro cuidado importante é com relação à postura durante as passadas e a possível necessidade de um trabalho de fortalecimento muscular”, explica Marcelino, que reforça a importância do acompanhamento de um especialista.

Apenas para começar

Se o objetivo for mais específico, como ganhar base para começar a correr, a caminhada pode ser apenas o início de um ciclo. “Quando a caminhada ficar muito `fácil´ para o praticante, é hora de procurar um treinador para ajudar a evoluir na atividade da maneira correta”, indica Amato, que reforça. “Já quem caminha, mas pretende correr para perder peso, aliar aos treinamentos uma dieta balanceada, acompanhada de um nutricionista é fundamental, pois assim os resultados serão mais positivos”, finaliza.