DivulgaçãoFoto: Divulgação

3.500 km em 60 dias: do Rio ao Chile contra a obesidade infantil

Adicionada em 24 de julho de 2017

A combinação entre a alimentação desregrada, a rotina puxada no trabalho, o sedentarismo e o consumo desenfreado de cigarro levou o chileno Matías Anguita à obesidade. Hoje, prestes a completar 45 anos, ele deixou o sobrepeso no passado, mergulhou de cabeça na vida de ultramaratonista e quer usar a corrida e os bons hábitos alimentares para que crianças não passem pelo mesmo problema que ele.

A partir do dia 5 de agosto, Anguita correrá mais de 3.500 km por Brasil, Argentina e Chile durante 60 dias para conscientizar crianças sobre os perigos da obesidade. O desafio, batizado de “Superando Fronteiras”, surgiu a partir da constatação de que as taxas de sobrepeso infantil no continente são alarmantes. No Chile, mais de 50% das crianças entre cinco e sete anos estão acima do peso considerado ideal. No Brasil, um em cada três pequenos é obeso.

“É um problema grave. Temos que começar a tomar atitudes”, diz Anguita. “Pensei que o desafio seria uma boa maneira de impressioná-los e motivá-los a mudar seus estilos de vida.”

 

 

Em visitas a escolas brasileiras, argentinas e chilenas ao longo de dois meses, ele dará detalhes da atitude que tomou para emagrecer e levar uma vida mais saudável. Anguita não coloca mais carnes e doces em seus pratos e adotou uma dieta apenas com frutas e verduras. 80% dos nutrientes que ele vai ingerir durante o desafio virão de frutas. Os únicos 10% de gorduras terão os frutos secos como fonte, enquanto outros 10% de proteínas serão obtidos em quinoa e verduras.

O ultramaratonista começa sua saga no Rio de Janeiro e, em seguida, passa por outras onze cidades. No Brasil, ele também estará em São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Uruguaiana. Em seguida, cruza a fronteira para a Argentina, onde passará por Santa Fe, Cordoba, San Luis e Mendoza. Já no Chile, rodará por Los Andes antes de encerrar o desafio em Santiago.

Anguita prevê dificuldades relacionadas aos climas e logísticas distintos dos três países. A umidade do Rio de Janeiro, por exemplo, nada tem a ver com as condições climáticas do Chile. Sua preparação física nos meses que antecederam a jornada incluiu uma rodagem de até 40 km diários – menos do que os cerca de 60 km que ele terá pela frente todos os dias entre agosto e setembro.

Apoiado por uma empresa da indústria de papéis, ele terá três pessoas para ajudá-lo na jornada: uma massoterapeuta, uma fotógrafa e um motorista.