FacebookFoto: Facebook

Americano de 71 anos quebra recorde da milha com pace incrível

Adicionada em 14 de dezembro de 2017

Manter um pace de 3min26s/km já é uma tarefa difícil. Mas imagine fazer isso aos 71 anos de idade. Foi o que o norte-americano Gary Patton conseguiu no New York Armory, batendo o recorde mundial da milha indoor para a sua faixa etária. Às vésperas de seu aniversário de 72 anos, ele recebeu o melhor presente que poderia: o tempo de 5min29s81.

A melhor marca do mundo anterior para atletas entre 70 e 74 anos era de 5min32s40 e já durava 30 anos. No ano passado, em sua primeira tentativa de ultrapassar o recorde, o americano falhou por apenas dois segundos.

De volta às pistas, Patton contou que suas duas primeiras voltas não foram ideais. Com a parcial de 2min49s20, percebeu que o recorde mundial da milha mais rápida permaneceria intocável com aquela velocidade. Num impulso de coragem, decidiu apenas correr o mais rápido que conseguia. O esforço foi recompensado com uma marca que deve durar vários anos.

“Às vezes você começa a voar e funciona”, disse à Runners World. Ex-engenheiro, ele reconhece o privilégio que é manter a sua saúde em dia em uma idade tão avançada. Patton é a prova viva de que os benefícios de se manter ativo na terceira idade são vários. Além de melhorar a forma física, um estudo da Unesp indica que até mesmo a saúde mental dos idosos pode ser melhorada com uma rotina de atividades.