A tecnologia e abordagem revolucionárias da suíça On para os tênis de corrida

O2Corre
-   Oferecimento: On
Adicionada em 07 de dezembro de 2020

Se você já viu alguém correndo com um tênis da On, provavelmente prestou atenção em um aspecto único nos pés do atleta, mesmo sem saber que se trata da característica que impulsionou o sucesso da marca suíça. São as “nuvens” em alto relevo posicionadas na entressola. Elas são o pilar da tecnologia de amortecimento desenvolvida pela empresa e exemplificam o olhar muitas vezes revolucionário da On para todo o mercado dos tênis de corrida.

A On nasceu na Suíça em 2010 pelas mãos do ex-atleta profissional Olivier Bernhard, bicampeão mundial de duathlon e vencedor de diversas provas do Ironman. Ao deixar o esporte, ele se juntou a dois amigos para tentar criar o que considerava o tênis perfeitoamortecimento para a pisada e propulsão para a decolagem.

A ideia, em si, é quase óbvia. Mas depois de viajar o mundo competindo com os melhores atletas do planeta, o suíço estava disposto a buscar esse resultado de uma maneira diferente, quase radical. Uma série de “nuvens” ocas, por toda a extensão do solado que se deformam horizontalmente e verticalmente quando recebem pressão na passada.

A ideia, que fez seus amigos (e futuramente sócios) chamarem Olivier de louco quando foi apresentada pela primeira vez, tornou-se o pilar para a criação da On e um primeiro exemplo de como abordagens pouco convencionais estariam no DNA da marca ao longo dos anos. No primeiro protótipo, as nuvens da entressola foram feitas com pedaços de mangueira de jardim.

 

CloudTec

O sistema de amortecimento criado pela proposta de Olivier logo mostrou-se efetivo – os protótipos renderam à On um dos prêmios mais importantes de inovação no esporte apenas um mês depois de sua fundação – e virou tecnologia patenteada. Batizada de CloudTec, ela apareceu primeiramente no Cloudsurfer, tênis que ainda segue no mercado após algumas evoluções, e é a base para os modelos desenvolvidos pela empresa suíça desde então.

As “nuvens” na entressola são deformadas horizontalmente e verticalmente ao serem pressionadas contra o chão – diferente do que ocorre com as unidades de espuma das entressolas convencionais, que se comprimem só na vertical.

A intenção é fazer com que o sistema funcione em dois momentos e com objetivos diferentes. Primeiro, absorver o impacto. Depois, retomar rapidamente a forma original, ajudando a empurrar o corredor para frente.

Os primeiros conquistados pela tecnologia da On foram os ex-colegas de profissão de Bernhard. A marca ganhou projeção mundial nos pés de triatletas profissionais, sedentos por novidades que prometam benefícios em sua corrida.

O portfólio de produtos e os resultados dos atletas da On cresceram – incluindo dois recordes mundiais de Ironman (com o britânico Tim Don em 2017 e o norte-americano Matt Hanson no ano seguinte) e medalha olímpica no triathlon – fazendo a marca romper a barreira da modalidade e impressionar corredores de rua pelo mundo. Em 2016, chamou a atenção a oferecer o modelo Cloudflow a dez corredores que fariam a Maratona de Nova York, na véspera da prova – todos cruzaram a linha de chegada no dia seguinte elogiando o tênis.

A revolução continua

A tecnologia CloudTec ajudou a colocar a On entre as gigantes dos tênis de corrida em poucos anos – a marca já figura entre as cinco mais vendidas em lojas especializadas nos Estados Unidos.

Com sua sede em Zurique na Suíça, a empresa também tem escritórios nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Austrália, China, Vietnã e, inclusive, no Brasil.

Mas além dos resultados expressivos e da tecnologia inovadora, a On chama a atenção do mundo esportivo por trazer diferenciais constantemente.

Em novembro, fez isso anunciando seu novo sócio: nada mais, nada menos que o maior campeão da história do tênis, o também suíço Roger Federer. O tenista não é apenas investidor, mas também um grande embaixador da marca de seu país e ajudará no design de produtos da empresa.

O exemplo mais recente dessa constante busca por novidades foi um conceito inovador na produção, a tão sonhada circularidade da indústria. A marca criou o Cyclon, um tênis disponibilizado para os corredores através de um serviço de assinatura mensal. Ao pagar uma taxa, você recebe o tênis, utiliza e o substitui por outro tênis ao final de sua vida útil, devolvendo exemplares usados para serem reciclados em novos calçados.

Sinta nos pés o melhor da engenharia suíça com a revolucionária tecnologia de amortecimento CloudTec. Desafie a gravidade e conheça a sensação de correr nas nuvens com os tênis da On. Conheça a linha masculina.  Veja os modelos femininos.