Montagem/Ativo.comFoto: Montagem/Ativo.com

Conheça a estratégia da Apple para mudar a forma como você se exercita

Adicionada em 27 de setembro de 2017

Em sua sede corporativa, localizada em Cupertino, na Califórnia, a Apple, gigante da indústria tecnológica, disponibiliza a seus funcionários equipamentos de academia e espaços para a prática de esportes. Além de fazer com que os colaboradores permaneçam por mais tempo em sua sede – uma forma de aumentar a jornada de trabalho –, a empresa tem usado os espaços esportivos do Apple Campus, como é chamado o centro de operações, para fazer com que seus funcionários sejam cobaias (voluntárias) de um programa de captura de dados sobre o exercício e seus efeitos no corpo humano.

Segundo o jornal espanhol El País, a Apple recolhe há alguns anos informações de sua equipe e investe em estudos sobre como estar em boa forma física. Os principais objetivos são aumentar a funcionalidade do Apple Watch, relógio inteligente que vem ganhando espaço entre esportistas, e desenvolver novos aplicativos de saúde para disponibilizar em um produto que é febre mundial, o iPhone.

Com os testes nos funcionários, a Apple pretende aumentar a precisão dos dados oferecidos aos usuários que utilizam seus produtos enquanto se exercitam – calorias queimadas e repetições que devem ser feitas, por exemplo – e trazer sugestões para melhorar o desempenho atlético. Não se assuste se, daqui algum tempo, Siri, a assistente virtual comandada por voz, assumir a função de um treinador e te orientar a fazer mais duas séries de abdominais.

Assim como tantas outras ferramentas digitais, a empresa americana quer substituir o papel do homem e disponibilizar os seus serviços para que os clientes cheguem aos seus objetivos no mundo dos esportes apenas com um relógio no pulso ou o celular em mãos. Assim, é questão de tempo para que um iPhone esteja equipado com funções que te ajudam a se preparar para uma maratona, reduzir o seu peso ou ganhar massa muscular.

 

 

Para obter os dados metabólicos dos colaboradores, o laboratório do Apple Campus conta com cerca de 50 monitores de oxigênio, que ajudam a desenvolver os algoritmos e calculam as calorias consumidas. Atualmente, aplicativos de corrida e de exercícios funcionais trabalham apenas com estimativas do gasto energético dos usuários.

Conexão com aparelhos de academia

A Apple assinou acordos com grandes fabricantes de equipamentos de academia, casos da LifeFitness, Cybex, Star Trac e Schwinn. Com isso, celulares e relógios inteligentes trocarão informações com mais eficiência com os aparelhos.

Detalhes tão precisos podem alterar a forma como as pessoas malham. Se o gadget aponta que um usuário sobe muitas escadas, recomendará exercícios de outros tipos na academia para que a pessoa atinja o objetivo informado previamente.