Caio Bonfim conquista bronze inédito para a marcha atlética brasileira

Adicionada em 14 de agosto de 2017

Caio Bonfim fez história no último dia do Mundial de Atletismo de Londres 2017, neste domingo. O brasileiro conquistou a primeira medalha do Brasil na história da marcha atlética em uma competição deste porte. Ele foi bronze na prova de 20 km com o tempo de 1h19min04s, atrás apenas do colombiano Eider Arévalo, ouro com 1h18min53s, e o russo Sergei Shirobokov, prata graças à marca de 1h18min55s.

O brasileiro não teve um bom início de prova, chegando a ficar em 25º nos 5 primeiros quilômetros. Crescendo ao longo da corrida, ele alcançou o terceiro lugar apenas no último quilômetro, ultrapassando o sul-africano Lebogang Shange. O tempo de Caio foi o segundo melhor da América do Sul – só perde para a marca que deu o ouro ao colombiano.

“É difícil explicar qual o sentimento disso tudo. Trabalhamos muito para ter isso. Fui administrando, sentindo força onde eu precisava ter, onde sei que são momentos chave. Isso foi essencial”, disse Caio em entrevista ao Globo Esporte.

 

 

O atleta já havia chamado a atenção no esporte nacional ao terminar em 4º lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. “Eu fiquei a cinco segundos no Rio. Meu sonho era tirar esses cinco segundos nos próximos Mundiais, e aqui aconteceu”. Erica Sena, 6ª no Mundial de Pequim (2015) e 7ª no Rio-2016, terminou os 20 km feminino em quarto lugar.

Caio Bonfim foi o único brasileiro a subir no pódio no Mundial de Londres. Outro bom resultado do País foi a classificação de Rosângela Santos à final dos 100m rasos, a primeira mulher brasileira a obter este feito. Ela ficou com a sétima colocação.