COI planeja mudar maratona olímpica para 800 km de Tóquio por causa do calor

Adicionada em 16 de outubro de 2019

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira que planeja mudar a maratona e as provas de marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para a cidade de Sapporo, a 800 km da sede olímpica, por causa do calor na capital japonesa. A cidade, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, tem temperaturas de cinco a seis graus mais baixas do que Tóquio durante o período da competição.

O forte calor na capital japonesa durante o mês de agosto já tinha feito o COI programar a largada da maratona para as 6 horas do horário local – nas Olimpíadas do Rio 2016, as provas dos 42,195 km começaram às 9h30.

Após a análise de um grupo de trabalho, no entanto, agora a entidade planeja medidas mais drásticas, algumas já até utilizadas nos eventos-teste dos Jogos.

“A saúde e o bem-estar dos atletas estão sempre no centro de nossas preocupações. Uma série de medidas para protegê-los já foi anunciada. As novas propostas para alterar os eventos de maratona e marcha atlética mostram quão seriamente levamos essas preocupações. Os Jogos Olímpicos proporcionam ao atleta chances únicas de dar sua melhor performance e essas medidas garantem que eles tenham condições de dar o melhor de si. Gostaria de agradecer ao World Athletics, e esperamos trabalhar com eles nessa implementação,” afirmou Thomas Bach, presidente do COI.

A decisão final sobre o local da maratona e da marcha atlética sairá após uma reunião que acontecerá nos dias 30 de outubro e 1 de novembro em Tóquio, com as participações de representantes do COI,  do Comitê Organizador de Tóquio 2020, da World Athletics, dos Comitês Olímpicos Nacionais e das empresas que detêm direitos de transmissão das Olimpíadas de 2020.

Essa mudança faz parte de um pacote maior de alterações de Tóquio 2020, planejada em conjunto entre o COI e as Federações Internacionais de modalidades para diminuir os efeitos das altas temperaturas nos atletas: as provas de corrida de 5.000m ou distâncias maiores serão todas programadas para as sessões noturnas; os jogos das sessões matutinas de rugby devem acabar às 12h; e as provas de mountain bike começarão às 15h.