Amador corre a 20.5 km/h durante 30 minutos em desafio da Asics

Adicionada em 28 de agosto de 2017

O Desafio FlyteFoam, iniciativa da Asics que simula o pace dos maratonistas de elite para corredores amadores, contou com 70 participantes em plena Avenida Paulista, símbolo de São Paulo, no último domingo (27). Quem roubou a cena foi Eliel Ferreira da Silva, que correu a 20.5 km/h durante 30min01s99. Entre as mulheres, a mais resistente foi Marcela Georgetti Juliasz, com 2min36s90. Enquanto os corredores tentavam manter o ritmo dos fundistas mais velozes do planeta, milhares de curiosos se aglomeravam nas grades que separavam o público das esteiras.

As esteiras foram programadas para funcionar na mesma velocidade que os fundistas de elite imprimem nas principais maratonas do mundo. Para evitar quedas, os desafiantes estevam sustentados por coletes de seguranças, que erguiam quem não conseguia manter a intensidade nas passadas.

Adriana Silva, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos nas últimas duas edições, em Toronto e Guadalajara, participou do teste e conseguiu se manter em pé na esteira durante 5 minutos. Seu melhor tempo foi registrado em Tóquio, em 2012 (2h29min17). Segundo ela, o ritmo das esteiras instaladas na capital paulista era de “gente grande”.

Patrocinada pela marca japonesa, Adriana foi a única atleta de elite a participar do desafio – a organização não queria que a iniciativa fosse injusta e nem demorada para o público. Eliel e Marcela foram premiados com um par de tênis de um dos três modelos da linha de velocidade da marca FlyteFoam (Noosa FF, DynaFlyte e GEL DS-Trainer).