Os melhores esportes para evitar um infarto

Adicionada em 04 de abril de 2017

Preocupar-se com problemas coronários é algo que permeia a vida das pessoas depois de certa idade. Uma pesquisa feita em 2015 respalda a ideia. O Ministério da Saúde revelou que os infartos atingem mais de 300 mil brasileiros por ano e matam até 80 mil pessoas, sendo quase uma morte a cada cinco minutos. Então, sabendo esse tipo de quadro, quais são os esportes que podem nos ajudar a evitar um infarto?

Pesquisadores do Reino Unido, Finlândia, Áustria e Austrália publicaram um estudo no British Journal of Sports Medicine enfatizando a natação, esportes de raquete (tênis, badminton) e o aeróbico intervalado (incluindo a dança, por exemplo), como esportes que reduzem o risco de morte por culpa de uma doença no coração.

O Dr. Jorge Ortega, chefe de cardiologia no Instituto Nacional Cardiovascular, comentou sobre estas três atividades.

A natação é o primeiro e principal esporte da lista do especialista, pois reúne uma grande quantidade de músculos. “O grande benefício da natação é o estimulo do desenvolvimento muscular e o desenvolvimento da coordenação neuromuscular. A sincronia dos músculos e os parâmetros da trajetória e movimentos embaixo d’água requer um grande nível de concentração. O desgaste diminui o nível de gordura, colesterol e, sobre tudo, abaixa a quantidade de triglicérides”, comenta Ortega.

 

 

O segundo item da lista é relacionado com os aeróbicos intervalados (exercícios de alta intensidade seguidos de repouso). A coordenação neuromuscular dessas atividades beneficia a prevenção de infartos. Segundo um médico especializado em cardiologia, praticar 30 minutos de aeróbico intervalado, como tiro, na corrida, e danças, por exemplo, pode estimular uma pessoa de 80 quilos a perder, aproximadamente, 220 calorias. Ajudam, portanto, a manter um peso saudável e combate os efeitos do estresse.

Existe um terceiro esporte que também ajuda a evitar um infarto: o tênis. “Sem dúvidas, o tênis tem um alto desgaste físico. O benefício deste esporte é que possui descansos intermédios entre um ponto e outro. Eu sei porque pratico e asseguro que ajuda a perder gorduras, amentar o peso e a desenvolver os músculos. Estes pontos são vitais para manter distância dos problemas como obesidade e diabetes”, especifica o doutor.

Mas será que apenas estes exercícios ajudam a evitar um infarto? Não! Mas, segundo os especialistas, são os que reúnem mais benefeicios nesse sentido específico.

Matéria publicada pelo Activo Perú