Reprodução/InstagramFoto: Reprodução/Instagram

Guinness muda regra de traje e dá recorde a enfermeira britânica

Adicionada em 07 de maio de 2019

O Guinness Book anunciou a mudança de um de seus critérios e concedeu a Jessica Anderson o recorde mundial da maratona com uniforme de enfermeira. A britânica completou a Maratona de Londres em 3h08min22s, mas seu tempo não tinha sido considerado válido pela entidade por causa de sua roupa.

Jessica, que é enfermeira, correu com seu uniforme de calças e camisas azuis. Mas o Guinness não havia aceitado sua marca porque, de acordo com as regras do livro, os uniformes de enfermeira eram compostos por vestidos brancos ou azuis, um avental, e um chapéu branco.

O fato rapidamente ganhou as páginas dos principais jornais do mundo, até o Livro dos Recordes anunciar o reconhecimento da roupa da britânica como uniforme de enfermeira.

“Ao longo do fim de semana, ficou bastante claro para o Guinness que nossos critérios para o recorde de maratona mais rápida com o uniforme de enfermeira estavam ultrapassados, incorretos e refletiam um estereótipo que nós não queremos perpetuar”, diz uma nota emitida pela entidade que estabelece os recordes.

“Nós queremos pedir desculpas e aceitamos toda a responsabilidade por termos rejeitado erroneamente o feito de Jessica Anderson”, completa o texto, assinado pela vice-presidente da entidade Samantha Fay .

Enfermeira do serviço público britânico de saúde, Jessica Anderson correu a Maratona de Londres após arrecadar fundos para a organização Barts Charity, que apoia a unidade de tratamento do Royal Hospital de Londres, onde ela trabalha há sete anos.

A polêmica sobre o recorde ajudou a divulgar a campanha de doação e a enfermeira já arrecadou mais de 5 mil libras – sua meta eta de 500 libras. No dia da maratona, a contagem era de 3 mil libras.