Como a HOKA se tornou a segunda marca de tênis mais vendida dos EUA

O2Corre
-   Oferecimento: HOKA ONE ONE
Adicionada em 15 de outubro de 2020

O voo sobre a Terra da HOKA ONE ONE é cada vez mais alto. A marca assumiu a segunda colocação no ranking das mais vendidas de tênis de corrida em 2020 no disputado mercado norte-americano, abrindo vantagem sobre algumas das empresas mais tradicionais do segmento esportivo.

O crescimento da HOKA no mercado de corrida é continuado graças à boa aceitação do público de seus produtos, pensados para oferecer o máximo de conforto para os corredores. A empresa de origem francesa, e agora sob controle de um grupo californiano, fechou 2019 como a terceira marca de tênis de corrida mais vendida nos Estados Unidos.

Este ano, viu sua participação no mercado crescer ainda mais quando a corrida se tornou uma das principais alternativas para a prática esportiva em meio às medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19.

A empresa aparece no ranking na segunda colocação, que antes pertencia à New Balance, e já tem larga vantagem sobre algumas gigantes do segmento, como Nike e Asics.

Corrida se popularizou no primeiro semestre e HOKA se aproveitou

Tecnologia

Os modelos da HOKA ganharam o mercado dos Estados Unidos e da Europa ao oferecerem ao corredor muito conforto através de uma combinação de diferentes tecnologias.

A principal é o material da entressola, chamado pela empresa de Marhsmallow, pois é macio e leve como o doce. É essa tecnologia que garante a sensação de pisada macia e a absorção de impacto, duas das principais características dos modelos desenvolvidos pela empresa, além de colaborar para deixar o tênis leve.

 

Outra é o formato curvo da sola, responsável por impulsionar o atleta para frente a cada passada. A geometria, que nos Estados Unidos é conhecida como Meta-Rocker, aqui ganha o nome de Cadeira de Balanço, pela semelhança do movimento realizado pelo tênis no contato com o chão.

A terceira é a Active Foot Frame. Ao contrário de outras marcas, aqui o pé não fica acima do sistema de amortecimento, mas é abraçado por ele. Como resultado, não se fica tão longe do chão quanto pode parecer ao olhar os tênis com alta entressola vendidos pela empresa.

Mais vendidos

O sucesso da HOKA diante do público corredor pode ser medido pela lista de modelos mais vendidos nos Estados Unidos, em que a marca tem dois tênis no top 5, tanto do público masculino quanto do feminino.

O levantamento foi feito pela empresa de pesquisa de mercado NPD, com dados de vendas de varejistas no primeiro semestre.

Entre os homens, o Bondi 6, modelo com mais amortecimento da marca, e o Clifton 6, para treinos diários sem deixar de lado o conforto, aparecem na segunda e quinta posições dos mais vendidos, respectivamente. Entre as mulheres, o Bondi é o terceiro e o Clifton é o quinto.

A marca ainda tem o Arahi 4, tênis de estabilidade indicado para corredores com pisada pronada, no top 10 dos dois gêneros no levantamento da NPD.

Esses resultados mostram como a HOKA conseguiu popularizar seus produtos, que nos primeiros anos da empresa eram conhecidos dentro de comunidades nichadas, como a dos ultramaratonistas, dos corredores de montanha e dos triatletas de longa distância.

Isso não significa dizer quer a marca perdeu terreno onde começou. O Speedgoat 4, por exemplo, é o tênis de trail run mais vendido dos Estados Unidos. A empresa também liderou as últimas duas contagens de tênis do Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí.

Após sucesso em comunidades nichadas, HOKA se popularizou entre corredores do dia a dia

Brasil recebe novidades

Com o sucesso no mercado dos Estados Unidos e da Europa, a marca agora olha para a corrida de rua do Brasil. Em outubro, desembarca de vez no País oferecendo aos atletas nacionais a mesma coleção que está nas prateleiras do exterior.

Os destaques são o Bondi 7 e o Clifton 7, versões atualizadas dos sucessos de público nos Estados Unidos, o novo Clifton Edge e o Carbon-X, este voltado para atletas de performance. Os produtos estarão no site da HOKA ONE ONE e em lojas especializadas de corrida.

Clifton Edge é uma das novidades trazidas ao Brasil

Nascida nas montanhas da França, a HOKA ONE ONE conquistou o mundo da corrida de rua e agora chega ao Brasil com força total. Experimente a sensação única de ter um HOKA nos pés.