Maratona abaixo das 2h: cientistas apontam quem baterá a marca

Adicionada em 08 de novembro de 2018

As condições para realizar uma maratona abaixo das 2h são objeto de estudos de diversos pesquisadores. Recentemente, cientistas brasileiros, gregos e suíços publicaram um artigo no Journal of Sports Medicine que indica por quem e quando esse recorde será batido.

Através de um cálculo, os pesquisadores apontam que a tão sonhada maratona abaixo das 2h será realizada na próxima década por um corredor nascido no leste da África, com cerca de 27 anos, e que possua consumo máximo de oxigênio maior que 85 ml/kg/min.

Atualmente, o melhor tempo em uma maratona pertence ao queniano Eliud Kipchoge, de 34 anos.

No dia 16 de setembro de 2018, ele correu a major de Berlim a uma velocidade média de 20,8 km/h, e finalizou a prova em 2h01min39s. Ele reduziu em 1min18seg o recorde mundial que, anteriormente, pertencia ao seu compatriota Dennis Kimetto, desde a Maratona de Berlim de 2014.

 

 

Nos primeiros meses de 2017, o próprio Kipchoge, Zersenay Tadese, da Eritreia, e Lelisa Desisa, da Etiópia (e atual vencedor da Maratona de Nova York) foram convidados para participar de uma ação da Nike no autódromo de Monza, na Itália, chamada Breaking2.

O desafio tinha o intuito de fornecer as melhores condições para que os atletas percorressem 42 km — pouco mais de 17 voltas na pista — em menos de 2 horas, porém, a meta não foi atingida. O atual recordista mundial foi o mais veloz dos três corredores, e terminou o trajeto em 2h00min25seg, essa que é a melhor marca já atingida.