Overtraining interrompe produção de hormônio do crescimento, diz estudo

Adicionada em 18 de dezembro de 2017

Fazer mais exercício do que o corpo suporta não gera só cansaço e problemas nas articulações do atleta. O overtraining, além dos problemas citados, interfere no comportamento hormonal do esportista. Segundo uma pesquisa elaborada por Flávio Cadegiani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o excesso de treinamento faz os atletas perderem completamente a capacidade de produzir GH, como é conhecido o hormônio do crescimento, chegando a um nível inferior até mesmo ao dos sedentários.

A descoberta se deu através do EROS, uma pesquisa da área de endocrinologia que analisou como o esporte age sobre o corpo humano. No teste, o corpo é colocado propositalmente em um cenário de estresse extremo ao provocar um quadro de hipoglicemia (condição que ocorre quando a taxa de glicose no sangue é inferior ao normal).

“Como é um teste que não depende do esforço físico e das diferenças de condicionamento entre os participantes, permite que a comparação entre os grupos de atletas e os sedentários seja mais justa”, afirma Cadegiani.

 

 

A pesquisa de Cadegiani indica que atletas saudáveis liberam quatro vezes mais GH que os sedentários, embora os estímulos não tenham relação direta com a atividade física ou o esforço feito durante a prática esportiva. A novidade é que as glândulas se condicionam ao exercício, assim como os músculos e o coração.

Avaliando a questão hormonal, os benefícios do esporte são anulados quando há uma sobrecarga no organismo. Assim, a queda na liberação de GH pode levar a uma expectativa de vida menor, quadro atrelado ao maior risco de sofrer com doenças.

Outra das conclusões sobre a vida nada saudável de uma parcela dos atletas sugere que os atletas com overtraining tendem a ter menos sintomas de hipoglicemia. Cadegiani justifica: “Isso quer dizer que provavelmente eles treinem com glicemias mais baixas do que os atletas saudáveis e tenham se acostumado a treinar nessas condições mais hostis.”