Publicidade

Publicidade

Pisada de atletas gera energia em prova

Por: Redação

Publicado em 8 de abril de 2013

Pisada de atletas gera energia em prova

Foto: O2Corre

Uma parceria transformou a Maratona de Paris do último domingo, dia 6, em um evento eco-friendly.  Um sistema de geração de energia a partir da pisada dos corredores foi implantado em 25 metros do percurso. Toda eletricidade gerada com o esforço dos mais de 40 mil atletas foi armazenada em baterias, que alimentaram os telões da prova.

A iniciativa surgiu após um acordo entre a patrocinadora da maratona Schneider Electric e a empresa de soluções de energia “verde” PaveGen. A ideia era criar um evento que gerasse energia, ao invés de consumi-la.

Com pneus reciclados, a PaveGen inventou uma espécie de azulejo que absorve a energia cinética dos passos dos corredores e recarrega baterias. Um cálculo prévio apontou que cada pisada no sistema era capaz de gerar oito watts de energia.

Tanto Scheider Electric quanto PaveGen prometeram fazer doações - 10 mil e 60 mil euros, respectivamente - para ONGs se os corredores atingissem a meta do evento: sete kilowatts.

A quantidade de energia gerada, no entanto, ainda não foi divulgada. A patrocinadora da maratona está realizando uma promoção que consiste, justamente, em adivinhar quantos watts de eletricidade os corredores conseguiram gerar. Os participantes concorrem a uma viagem para participar da edição 2014 da prova.

Leia a seguir:Fernanda Alves: devo me preocupar com baixa frequência cardíaca?
Camilo Alves: o que fazer com o adiamento da Maratona de POA?
Artigo

Camilo Alves: o que fazer com o adiamento da Maratona de POA?

Publicidade

Publicidade