Que tal correr na pista de atletismo do Pacaembu?

Adicionada em 07 de outubro de 2016

Quem treina em parques, seguindo uma planilha, às vezes “apanha” para decorar a metragem de determinados percursos. Raros são os locais devidamente marcados, que permitem ao corredor concentrar-se apenas no seu ritmo. Em São Paulo, um desses lugares é a pista do Pacaembu, com 400m devidamente aferidos, em torno do gramado.

A pista está longe de seus melhores dias. O piso de concreto não é muito amigo das suas articulações e as marcações das raias só existem em fotos antigas. Em 1963, o Pacaembu recebeu a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos e as provas de atletismo em sua pista, então com piso de carvão.

Antes, em 54, esse modesto piso recebeu sua mais nobre visita: o mito Emil Zatopek, que venceu a São Silvestre de 53 e permaneceu mais dez dias na capital paulista. No transcorrer desse período, participou da “Competição Internacional de Provas de Fundo”. Obviamente, venceu com facilidade a prova de 10.000m (em 30min01s).

Quem quiser fazer suas caminhadas e treinos de corrida na pista do Pacaembu deve se dirigir ao portão 23 do Estádio, na Rua Capivari (sem número) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h45, levando uma cópia do RG, outra de um comprovante de residência e uma foto 2×2 (é necessário residir em São Paulo).

 

 

Algumas assessorias, como a Pacefit, orientam seus alunos no velho estádio. Segundo o treinador Darlan Duarte, há outras duas opções de percurso, além daquele de 400m, que contorna o campo: um de 600m, que contorna também o Tobogã, e aquele que inclui uma volta pela piscina (que, aliás, recebeu as provas de natação do Pan de 63): 900m.

A pista fica aberta das 6h às 22h. Fique atento aos dias de jogos e de outros eventos. O acesso é fechado seis horas antes do início das partidas. Quem necessitar de maiores informações deve telefonar para (11) 3664-4663.