Caminhadas em diferentes terrenos

Adicionada em 09 de fevereiro de 2012

Atividade para todas as idades, a caminhada é sempre uma das primeiras opções quando se pensa em queimar calorias. Mas é preciso tomar alguns cuidados mesmo para essa atividade tão simples, também porta de entrada para estrear em corridas ou outros esportes. Isso porque iniciar esses exercícios sem uma orientação profissional, pode prejudicar, e muito, ao invés de colaborar com a saúde e principalmente, chegar a seu objetivo. O especialista Ivan Mattiaso, fisioterapeuta do SPA Med Sorocaba, orienta sobre esse caminho.

Roupas
Vestir-se adequadamente é o primeiro passo. Roupas que favorecem a transpiração, e um tênis adequado, são indispensáveis. “Lendas, como correr com agasalhos ou sacos plásticos enrolados ao corpo para emagrecimento, provocam desagastes em alto nível, e podem causar mal estar”, conta o fisioteraputa. 

Pisadas
“Calcanhar com ponta”, como chama o especialista Mattiaso, significa que o primeiro impacto com o chão deve ser a parte traseira dos pés. Ou seja, as passadas começam no calcanhar e seguem pelo médio pé. “E os movimentos devem ser feitos sem a contração do abdômen, pois isso aumenta o impacto nos joelhos e pescoço, além de não forçar a coluna”, completa.

Frequência
Nada de exageros. A freqüência de qualquer exercício deve ser gradual. Comece com percursos curtos, ampliando em cerca de 10% por semana sua quilometragem, ou tempo. Assim você respeita a evolução muscular e aeróbica de sue resistência e evita diversos tipos de lesão por esforço. Sentindo-se bem, e respeitando esses limites, pode evoluir à vontade, e até arriscar umas corridinhas leves (trotes), isso no meio de seu trajeto (assim há aquecimento antes, e relaxamento depois).

Locais
Importante começar com o espaço que você tem. Condomínio, vizinhança, asfalto, grama, trilha, areia e até sobre a água. Preocupe-se apenas em escolher um tênis adequado ao piso, e principalmente a seu pé (tipo de pisada e numeração).
“Caminhar com água até pouco acima dos joelhos, força a musculatura da cocha (principalmente o quadríceps), e leva a pessoa a travar a perna em uma posição reta, empurrando a água para facilitando o exercício”, conta Ivan Mattiaso, que aplica seções em percursos específicos, que variam também o tipo de piso (liso, rugoso ou pedras, para uma automassagem nos pés).
O especialista ainda alerta que “a caminhada não é recomendada para pessoas que tenham problemas nos joelhos ou na coluna”, e que, em solo, a queima de calorias é maior do que na água. “De qualquer maneira, a atividade é sempre um excelente modo de iniciar uma atividade esportiva!”, complementa.