Papo O2 Corre apresenta a psicóloga-corredora Alethea Oliveira

Adicionada em 30 de março de 2023

Hoje saberemos um pouco mais da história da corredora Alethea Oliveira (@aletheaoliveirapsi). Psicóloga de 46 anos, ela começou a correr há três anos para acompanhar o marido e, desde então, não parou mais: já são mais de 50 provas, somando asfalto e trail run. Mãe de duas filhas e avó de um menino, Alethea destacou o papel da corrida em um dos momentos mais difíceis na vida de muitas pessoas: o surto de coronavírus.

“Como sempre digo, foi uma sorte imensa ter decidido acompanhar o meu marido, pois logo após iniciarmos nossas planilhas, veio a pandemia e a corrida me ‘salvou’, pois tudo fechou e eu fiquei sem poder me exercitar, então passei a ir para rua correr, o que fez a minha sanidade mental se manter adequada”.

O time da O2 bateu um papo com a psicóloga e elencou alguns fatos marcantes da trajetória dela:

Quantas provas já participou? Mais de, 50 entre provas de asfalto e trail run.

Há quanto tempo corre? Há três anos.

Menor tempo de prova: 2h03 (meia maratona) na Summer 48k

Momento memorável que aconteceu em uma prova: Concluir minha primeira prova de 25km na areia da praia e ter meu marido me esperando na chegada.

Uma dica para iniciantes: Comece devagar. Correr dói, mas persista e tenha paciência, pois é libertador.

Uma dica pra quem já corre: Cuide de sua saúde física e mental. Elas precisam andar juntas para um melhor aproveitamento da corrida.

Uma inspiração:  Me inspiro em algumas mulheres reais que são corredoras, que têm seus trabalhos, maridos e filhos, pois vejo a necessidade de poder perceber que, assim como eu, elas precisam dar conta de encaixar a corrida – que é o cuidado com elas mesmas – numa rotina insana que é cuidar da casa, do marido, dos filhos, da profissão, etc.

Qual tênis usa e qual produto indica/usa: Com relação a tênis, a que mais uso é a Asics, seguida de Fila e Olympikus. Em suplementação tenho usados os géis da Mombora e Z2, e whey e creatina da Growth.

Maior desafio: Foram dois: o primeiro foi correr 25km na beira da praia, na prova Summer 48k, que ocorre no litoral gaúcho. E, o mais recente, foi fazer uma meia maratona em montanha, que aconteceu aqui na Serra Gaúcha, a Maratona do Vinho, onde a prova aconteceu com um ganho de 600m de altimetria.

Maior conquista até o momento: Ter conquistado o 2º lugar na minha categoria no Circuito Trilhas e Montanhas, no ano de 2022.

Quem não corre, mas você gostaria que corresse com você? Queria poder correr com todas as pessoas que, de uma maneira ou outra, eu incentivo – mesmo que de maneira indireta – para elas sentirem o prazer que a corrida pode proporcionar. Isso teria um valor imenso para mim.