Hoka One One Carbon X x Nike ZoomX Vaporfly Next%

Adicionada em 22 de janeiro de 2021

Os tênis de performance são os preferidos dos atletas que buscam velocidade para treinos e corridas. Um dos modelos mais famosos e desejados do mercado é o Nike ZoomX Vaporfly Next% que foi, inclusive, utilizado pela Brigid Kosgei para estabelecer o recorde mundial da Maratona Feminina em outubro de 2019.

Outro modelo muito conhecido por corredores e triatletas é HOKA ONE ONE Carbon X, principal tênis de performance da marca e que surgiu como uma resposta ao Vaporfly devido a presença da placa de carbono na entressola.

Apesar de estarem posicionados na mesma categoria e apresentarem placa de carbono, as diferenças entre os dois modelos podem te ajudar na hora da escolha do tênis. Está curioso? Saiba qual combina melhor com você e com os seus objetivos!

Performance

Quando falamos de performance, imediatamente pensamos em modelos com placa de carbono. Tanto o Carbon X, como o Vaporfly, são tênis que possuem essa tecnologia. O calçado da HOKA, no entanto, faz isso de uma maneira um pouco diferente da tradicional.

O Carbon X combina a placa com a tecnologia Meta Rocker, caracterizada pela entressola curva e que conduz o pé para frente ao pisar no chão, fazendo com que a transição da passada seja mais rápida.

Já o Vaporfly Next% tem 14% a mais de espuma ZoomX nesta edição, que junto da placa, proporcionam um eficiente retorno de energia e bastante propulsão para o corredor.

Peso

Outro fator que pode ser decisivo na escolha do modelo é o seu peso. O Carbon X é um pouco mais pesado do que muitos outros tênis de competição – em torno de 250 gramas – mas oferece mais amortecimento do que a maioria.

Já o modelo premium da Nike, é um dos mais leves da categoria – aproximadamente 200 gramas.

Amortecimento

Os modelos da HOKA  são conhecidos por suas altas e macias entressolas. No Carbon X, no entanto, essa característica é um pouco menos presente por conta da placa. Contudo, o modelo certamente ainda se destaca de seus concorrentes por conta de seu conforto.

O Vaporfly, em contrapartida, não fica para trás. O tênis possui bom acolchoamento por conta das modificações feitas nesta edição do calçado, que contribuiu para o aumento da maciez durante as passadas.

Conheça a página completa do HOKA ONE ONE Carbon X no Guia do tênis.

Sensação nos pés

No Carbon X, a geometria da entressola – com a tecnologia Meta Rocker – é bastante agressiva, o que deve agradar especialmente atletas que aterrissam com o meio do pé ou antepé. Corredores que pisam com o calcanhar podem estranhar o modelo e sentir esse movimento brusco demais.

A união entre a maciez na pisada com resposta, impulsiona pela presença da placa de carbono é uma característica bastante presente no Vaporfly. Além disso, a espuma ZoomX foi redistribuída para reduzir a diferença na altura da sola entre o calcanhar e os dedos pés e assim dar mais estabilidade para os pés.

Saiba qual a diferença entre o Bondi 7 e Clifton 7, dois modelos de amortecimento da HOKA ONE ONE.

Ajuste superior 

Os modelos de performance, em sua maioria, não possuem a parte superior tão estruturada como os calçados da categoria amortecimento, por exemplo. Em contrapartida, os dois tênis oferecem bom ajuste para os pés.

O cabedal do Carbon X confere um suporte considerável durante a pisada e auxilia também na sensação de conforto do calçado.

No Vaporfly, a combinação da construção da parte superior com o clipe de contraforte interno promovem um ajuste seguro para os pés.

Conheça a página completa do Vaporfly Next% no Guia do tênis.

Respirabilidade

A respirabilidade também é uma característica presente nos dois modelos, especialmente por conta da construção do cabedal com tecidos mais leves.

No Carbon X, por exemplo, há perfurações na malha – tanto na parte de cima como nas laterais – para aumentar a ventilação do calçado.

Já o Vaporfly Next% tem seu cabedal construído com a tecnologia VaporWeave, uma tela de espessura mais fina que aumenta a capacidade de ventilação e resistência à água do calçado (fator que incomodava os corredores em sua última edição).

Preço 

O Vaporfly e o Carbon X estão na lista dos modelos que custam mais de mil reais. O tênis da HOKA está saindo por R$ 1.299,90, já o da Nike, quando disponível para compra, custa em média R$ 1.499,99.

Saiba quais são os outros modelos da Hoka One One que chegaram no Brasil.

Disponibilidade

Certamente, esse é um ponto que os diferenciam bastante. Enquanto o Carbon X pode ser encontrado com facilidade para compra, o Vaporfly Next% tem baixa disponibilidade, principalmente por conta de sua pouca importação e alta procura. Geralmente, a marca coloca datas específicas para a venda do modelo que é um dos mais esperados pelos atletas.

Quer saber mais sobre o Carbon X? Clique e descubra aqui!

Para quem

Que ambos devem agradar atletas que buscam velocidade, resposta e conforto para suas corridas, não há dúvidas. Porém, cada modelo tem suas características e devem ser opções também para perfis de corredores diferentes.

Assim, o HOKA ONE ONE Carbon X é uma alternativa eficiente, especialmente, para atletas que aterrissam com o médio e antepé e que buscam por tênis rápidos – com um toque de conforto – para suas provas de 21 km e 42 km. Corredores que pisam com o calcanhar podem estranhar a geometria agressiva do modelo.

Já o Vaporfly tende a ser o preferido de diversos corredores de elite por conta de sua responsividade, propulsão, leveza e conforto para treinos e provas de velocidade. Atletas sem uma mecânica de corrida tão apurada e pace mais alto, no entanto, podem não sentir os mesmos benefícios que os corredores mais rápidos ao utilizá-lo.

Conheça mais modelos e saiba qual melhor para você na página do Guia do Tênis.