Adam TavaresFoto: Adam Tavares

Meia de Sampa 2023: veja como se preparar para a prova

Adicionada em 21 de agosto de 2023

A Meia de Sampa 2023 já está chegando e o Time O2 Corre, como de praxe, vai te dar aquelas dicas para ajudá-lo a se preparar para este desafio. Participar de uma meia-maratona não é privilégio apenas de superatletas e corredores com anos de experiência na corrida de rua: atletas que ainda estão começando a dar passadas no asfalto podem traçar, com segurança, a meta de alcançar a linha de chegada em uma prova de 21 km com algumas semanas de treinamento.

Você vê alguns iniciantes treinando com vontade e completando provas de 5 km e 10 km. Quando lhes digo que dali a quatro meses poderão correr uma meia-maratona, muitos me olham com aquela cara de ‘imagina, isso é impossível’. Mas muita gente topa o desafio e é muito bom ver essa expressão se transformar numa cara de satisfação. Eles se lembram e confirmam que eu tinha toda a razão”, diz Adriano Bastos, octacampeão da Maratona da Disney e proprietário de uma assessoria esportiva que leva o seu nome, baseada em São Paulo (SP).

Formado em Educação Física, Bastos pondera que não diferem muito entre si o volume dos treinos para uma prova de 10 km e o de uma meia. “Quem não tem muito tempo pode perfeitamente treinar os mesmos três dias por semana e correr uma meia. É só fazer a adequação de forma correta. No sábado ou no domingo, o corredor que corre 10 km, em vez de fazer um treino de 12 km, faz um longão de 16 km ou de no máximo 18 km e estará plenamente bem preparado para correr meias”, aponta o especialista.

Mesmo quem descobriu a corrida depois dos 40 ou 50 anos de idade pode estabelecer como meta disputar uma prova de 21k. Segundo o experiente treinador, o processo de evolução é o mesmo para atletas de todas as faixas etárias.

Confira planilhas de treinamento para a Meia de Sampa aqui!

Serviço

Meia de Sampa 2023
Data: 22 de outubro de 2023
Mais informações