Publicidade
Publicidade
Atualizado em 17 de janeiro de 2025
Foto: O2Corre
Por Alic Viana*
Um dos parâmetros que você tem que prestar atenção para sua evolução é a carga de treinamento de cada sessão de corrida. Para simplificar, a carga pode ser entendida como a dificuldade. É muito importante que você corra com cargas e estímulos diferentes pois isso maximiza a sua melhora cardiovascular. Mas como analisar ou conseguir cumprir um treino da forma como o seu treinador prescreve? Aliando a tecnologia aos seus treinos, o seu treinador pode monitorar estes esforços utilizando como base a sua frequência cardíaca (FC), o seu pace e até mesmo os watts produzidos através das zonas de treinamento. Mas, e se você ainda não possui um relógio GPS ou um potenciômetro? A maneira mais simples e também eficaz é basear-se na percepção subjetiva de esforço, onde expressões como corrida “fraca”, “moderada” e “forte” vão determinar a intensidade e o estresse fisiológico do treino. Imagine uma escala de 0 a 10, sendo que o ponto inicial (0) corresponde ao esforço zero e o esforço “forte ou muito difícil” ao seu máximo em desempenho (10). A percepção subjetiva de esforço é uma autopercepção de esforço, sendo que aproximadamente entre 0 e 4/5 se trata de um esforço fácil; entre 5 e 7/8 é um esforço moderado e entre 8 e 10 um esforço forte/difícil. Saber perceber qual esforço está executando e obedecer o que segue na sua planilha de planejamento garante a você melhorar sua performance de forma significativa. Saber treinar é muito difícil. Requer dedicação e muito treinamento. Depois que você dominar a sua Percepção de Esforço, aí sim eu recomendo que inicie um investimento maior e começar a monitorar sua FC e outros parâmetros que um bom relógio GPS te proporciona. Bons treinos! *Alic Viana é bacharel em Educação Física pela faculdade UniÍtalo e atleta amadora de triathlon há 18 anos. Com ampla experiência em corrida de rua, corrida de montanha e ciclismo de estrada, Alic participou duas vezes do Ironman Florianópolis e Cruce de Los Andes.Publicidade
Publicidade