Base sólida ajuda a ter sucesso duradouro no esporte

Rodrigo Lobo
Adicionada em 15 de agosto de 2017
Mais em Corrida de Rua

Em nosso dia a dia encontramos diversos atletas que buscam resultados rápidos e imediatos. Será que isso é possível? Sim, é possível! Mas será que vale a pena seguir por esse caminho ou é melhor buscar o sucesso duradouro?

Com o avanço da ciência e tecnologia, o maior acesso à informação, novas técnicas de treinamento, disponibilidade de acessórios e equipamentos, novos suplementos esportivos e novas técnicas de recuperação física, tudo ficou mais fácil e possível de ser atingido em espaço de tempo relativamente curto.

Muitos atletas amadores participam de provas e conquistam resultados próximos aos de profissionais com poucos meses ou anos de treinamento, se comparado a quem tem o esporte como principal ocupação.

Mas será que esta estratégia de alcançar rapidamente grandes resultados vale mesmo a pena? Até aonde iremos ultrapassando etapas e apelando para todos os novos recursos disponíveis antes mesmo de construirmos uma base sólida capaz de nos sustentar no esporte por muitos anos?

 

 

Passos maiores do que as pernas são capazes de dar podem nos custar problemas irreparáveis no futuro. Lesões graves, uma enorme desmotivação, sensação de vazio, além de sérias frustrações… E como lutar contra esta tentação de realizar sonhos e vencer desafios da noite para o dia, com menor esforço possível?

O planejamento, a dedicação, a disciplina, a persistência, a paciência, e muito suor não podem ser deixados de lado. Apesar de todo este avanço que falamos anteriormente, sem a combinação destes fatores os resultados podem ir por água abaixo rapidamente.

Os principais atletas amadores e profissionais, os mais bem sucedidos, estão em evidência por muito tempo treinando, competindo e subindo no pódio! Usufruir de todos os benefícios e legados que o esporte nos proporciona, como o bem-estar e bons hábitos, por muitos e muitos anos, não tem preço.

Dicas para ter sucesso duradouro no esporte:

–  Estabeleça metas ambiciosas de longo prazo (3,5 e 10 anos);
 – Defina até quando você gostaria de ter o esporte em sua vida e o quanto ele é importante para você;
–  Faça um bom trabalho de base em cada ciclo de treinamento;
–  Não se esqueça de incluir treinos técnicos continuamente;
–  Estabeleça submetas antes da realização de suas metas principais;
– Tenha paciência e não desista com os obstáculos que aparecerão;
– Incorpore bons hábitos de vida;
– Equilibre sua vida pessoal e profissional com os treinos;
– Tenha bons profissionais sempre por perto;
– Faça tudo com muito prazer e amor;

Bons treinos, galera!

Vamos pra cima!

Rodrigo Lobo

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; atleta amador de corrida de rua e triathlon e apaixonado pelo que faz.

Ver mais