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Hoka One ganha espaço entre corredores

Por:Rodrigo Roehniss

Atualizado em 14 de novembro de 2025

Hoka One ganha espaço entre corredores

Foto: O2Corre

Apesar de não ter comercialização no Brasil, a Hoka One é uma marca que ganha cada vez mais adeptos aqui no país, tanto na comunidade de corredores quanto entre triatletas. Seus modelos, marcados pelo conceito “maximalista”, chamam a atenção pela altura do perfil da entressola, além da leveza e do conforto. Os primeiros protótipos da Hoka fora criados e desenvolvidos pelos franceses Nicolas Mermoud, um experiente corredor de montanha que trabalhou na marca Salomon, e Jean Luc Diard, que também trabalhou como designer-chefe de produtos na Salomon, em Boulder, no Colorado (EUA). A idéia inicial era produzir tênis para corrida de montanha com percurso técnico, como nos Alpes, Pirineus e Dolomitas. No entanto, eles notaram que os modelos poderiam ser produzidos com características específicas para treinos e competições no asfalto. Nascida em 2010, a marca começou a atrair pouco a pouco a atenção de corredores americanos, interessados pelo conceito maximalista, que vem crescendo no mercado de running. Dos seus 11 modelos, o Huaka e o Clifton são os mais utilizados por corredores e triatletas. No Mundial do Ironman Havaí de 2014, a Hoka ficou na 6ª colocação, com 6% dos modelos da marca utilizados por triatletas amadores, dentre os pouco mais de 2 mil participantes. Em 2013, a marca havia ficado no 13º lugar. Em maio deste ano, a triatleta britânica Leanda Cave (campeã mundial do Ironman Havaí 2012) foi vice-campeã do Ironman Texas correndo com o modelo Clifton. Já em junho, o australiano Luke Mckenzie (vice-campeão do Ironman Havaí 2013) venceu o Ironman Cairns (Australia) correndo com o mesmo modelo. Buscando sobreviver no agressivo mercado de tênis de corrida, a Hoka One foi comprada em 2012 pelo grupo amerciano Deckers Outdoor, detentor de marcas de sapatos, botas e sandálias. Mesmo com a aquisição, a Hoka One manteve sua dupla de designers, responsável pela criação dos modelos da marca.

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