New Balance e Skechers lançam modelos maximalistas no Brasil

Rodrigo Roehniss
Adicionada em 28 de maio de 2019
Mais em Corrida de Rua

Apesar do termo “maximalismo” não ser mais utilizado com tanta força, como foi assim que a Hoka One One lançou os primeiros modelos no mercado americano em 2012 com aquela altura de entressola que impressionava corredores e triatletas, o estilo tem seu espaço no mercado. Agora, a Skechers e a New Balance chegam ao Brasil com dois modelos nessa pegada.

Logo após a Hoka marcar seu “território” no mercado, a Saucony lançou o Zealot e a Asics, o M-33, para duelar principalmente com o Clifton. Mas eles não vingaram. O Zealot, que era um tênis bem confortável e macio, durou três edições e o M-33 apenas duas.

De três anos para cá, a marca que vem trabalhando um perfil de entressola alta em seus modelos de amortecimento, entregando conforto e leveza e, de certa forma, duelando com Hoka, é a Skechers.

Agora é vez da New Balance de lançar o modelo Fresh Foam More, com perfil alto de entressola eque deve duelar diretamente com o Hoka Bondi e o Skechers GoRun Maxroad 3 Ultra, este também recém-chegado ao Brasil.

Falando especificamente do Fresh Foam More e do GoRun Maxroad 3, ambos foram lançados no País semanas atrás e são modelos que, levando em conta a altura da entressola, podem ser considerados maximalistas.

Eu experimentei os dois e a diferença é considerável.

New Balance Fresh Foam More

Meu primeiro contato visual com este modelo aconteceu na semana da Maratona de Nova York em 2018, quando a New Balance USA apresentou alguns lançamentos em uma convenção para convidados e o More foi um deles.

Ele é confortável, porém estável e firme na batida. O conforto quando calçado é indiscutível, mesmo quando utilizei sem meia. Isto em virtude da malha de cabedal quase não ter costura interna, além do tipo de tecido.

A forma larga permite aos dedos ficarem espalhados, o que pra mim é mais confortável. Voltando à percepção de maciez, posso estar enganado, mas arrisco dizer que o modelo 1080 V9 é um pouco mais macio. Ainda vou fazer uma corrida com um modelo em cada pé.

Informações Técnicas

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Peso: 318gr (Tamanho 43 BR)

Drop: 4mm (34mm calcanhar / 30mm frente)

Preço: R$799,90

Skechers GoRun Maxroad 3 Ultra

Este modelo eu já havia experimentado em uma viagem ao exterior, e o que impressiona é a leveza diante da estrutura que ele apresenta. Quem conhece o Skechers GoRun Ride 7, se experimentar o Maxroad, irá sentir o tênis bem mais macio e leve.

Corredores e triatletas que tiveram o Hoka Clifton 1 irão notar a semelhança da maciez durante a corrida, além da forma larga e confortável. Como o solado tem uma camada fina de borracha de carbono na área do calcanhar e antepé, permite que a entressola trabalhe melhor com relação ao amortecimento.

É um tênis de baixa vida útil, considerando que deve durar, até começar a deformar literalmente, uns 500km ou 600km. 

O fator que joga contra é a malha de cabedal. O knit é mais rígido, pouco flexível e se molhar com certeza irá absorver água. E sem meia ele gera atrito. Quem quiser priorizar leveza e maciez em treinos longos, é uma boa opção com bom preço.

Informações Técnicas

Categoria: Amortecimento

Pisada: Neutra

Peso: 276gr (Tam 43 BR – meu tamanho)

Drop: 4mm (31mm calcanhar / 27mm frente)

Preço: R$549,90

Rodrigo Roehniss

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Ver mais