ShutterstockFoto: Shutterstock

A tartaruga e o coelho: não pule etapas na corrida

Harry Thomas Jr
Adicionada em 10 de outubro de 2016
Mais em Corrida de Rua

Corredores novatos devem seguir uma regra básica se quiserem ter longevidade atlética. A regra é não pular etapas na corrida. Em tempos de redes sociais, em que para serem “aceitas” dentro de determinados grupos as pessoas precisam de rótulos como maratonistas e ultramaratonistas, entre outros “istas”, é preocupante como alguns, já mesmo antes de correrem uma meia maratona, querem logo participar de uma maratona e seus 42.195 metros.

Segundo vários treinadores, o corredor só deve partir para uma maratona depois de dois anos seguindo um treinamento específico. Assim, ele ganha bagagem de quilômetros rodados, experiência e domínio em distâncias menores para, então, o corpo assimilar a carga de treinamento de endurance e assim estrear bem em distâncias maiores.

 

 

Para aqueles que insistem em colocar o “carro na frente dos bois”, as consequências são várias. Vão desde lesões crônicas e performance muito aquém do potencial até a desmotivação por ter marcas estagnadas.

O passo a passo, o “devagar e sempre”, o “um passo para trás e dois para frente” são atitudes que devem ser seguidas para o próprio bem do corredor.

Consulte um treinador.

Harry Thomas Jr

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Ver mais