Publicidade

Publicidade

Três erros comuns cometidos por corredores iniciantes

Por: Redação

Publicado em 9 de novembro de 2023

Faça as pazes com o calor: conheça dicas para correr no verão

Foto: O2Corre

Todos os corredores, sejam iniciantes ou avançados, provavelmente já ouviram a frase "correr não é só pegar um treino e sair correndo". É sabido que são necessários alguns cuidados específicos para não se lesionar - assim como cuidados necessários para melhorar a performance. Para te ajudar, o Time O2 Corre elencou três erros comuns de corredores iniciantes. Veja:

Aumentar os volumes exponencialmente

Iniciar um treino de corrida é sempre um desafio, mas logo após superar as primeiras barreiras surge o desejo de superação e a sensação de bem-estar com a atividade. Durante os momentos de alta motivação e empolgação, diversos corredores pegam o gosto e aumentam de maneira drástica volume e sessões de treinos - o que pode acarretar em diversas complicações. O lado negativo dessa prática é que, quando aumentado de forma exponencial, o condicionamento aeróbico tem uma adaptação e evolução mais rápida do que a parte estrutural e técnica, o que pode acarretar em uma sobrecarga, resultando em lesão caso a progressão não seja controlada.

Repetir sempre os mesmos treinos

Normalmente, temos preferências por treinos específicos. Para os iniciantes, treinos contínuos e leves são os escolhidos, sem muitas rodagens e preocupação. A corrida é uma atividade cíclica, com diversas repetições do mesmo movimento: quando não mudamos a intensidade, velocidade ou elevação, acentuamos mais ainda essa questão de repetitividade, gerando um ambiente propício para desequilíbrios articulares e musculares.

Não treinar força

A corrida é uma atividade dinâmica, que envolve diversos desafios pessoais. É comum que os corredores pulem ou não façam treinos de força, mas sem treinos de suporte você irá limitar sua evolução, pois é necessário força para manter a postura, gerar passadas mais eficientes e, principalmente, proteger as articulações.

Leia a seguir:Fechando o ciclo: complete a mandala do Circuito das Estações

Publicidade

Publicidade