Como a gamificação pode ser uma boa aliada nos treinos de corrida

Adicionada em 16 de novembro de 2023

A corrida é uma prática esportiva bem comum nos dias atuais porque traz diversos benefícios para a saúde – além de ser fácil de ser realizada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), recomenda-se de 150 e 300 minutos semanais de atividade aeróbica moderada a vigorosa para todos os adultos, incluindo os que vivem com doenças crônicas e incapacidade.

Tecnologia na corrida

A tecnologia tem sido cada vez mais incorporada à prática da corrida, trazendo novos recursos e benefícios: desde wearables que monitoram a atividade física até os aplicativos que permitem personalizar os treinos. Hoje em dia, diversas esteiras são equipadas com telas interativas e conectividade com aplicativos de treinamento e saúde. Dispositivos como smartwatches e pulseiras fitness também vem se popularizando, já que são capazes de monitorar diversos aspectos da atividade física, como frequência cardíaca, distância percorrida e calorias queimadas.

Gamificação nos treinos

Diversos aplicativos de corrida incorporam elementos de jogos – como missões e desafios – que incentivam o usuário a manter a rotina de exercícios e buscar objetivos cada vez mais ambiciosos: é a chamada gamificação. Um dos exemplos mais famosos é o app Nike + Running. A empresa americana permite aos usuários acompanhar o seu progresso individual (e o de outros jogadores) em relação às metas estabelecidas e valendo um score. Além disso, o usuário pode também salvar seus dados de progresso de corridas, compartilhar, comparar com os amigos e celebrar realizações – o que motiva todo o círculo social do “jogador” a alcançar uma vida mais saudável.