patrocinador
Performance

Hoka One One Carbon X

Sobre o Tênis

O Hoka One One Carbon X é o principal tênis de performance da marca norte-americana, conhecida mundialmente entre corredores e triatletas pelo conforto de seus tênis. Essa característica é presente no modelo, mas a principal diferença dele para os outros da empresa é a resposta gerada pela placa de carbono na entressola, tornando-o uma opção para quem busca um tênis rápido.

O Carbon X surgiu como uma resposta da Hoka ao Nike Vaporfly, tênis que inaugurou a tendência do uso de placa flexível de carbono na entressola para aumentar o retorno de energia da passada e assim auxiliar os atletas a correrem mais rápido e fazendo menos esforço.

Mas ele faz isso de maneira um pouco diferente, ao combinar a placa de carbono com a tecnologia Meta Rocker, que no Brasil ganha o nome de cadeira de balanço. Ela está presente em alguns modelos da marca e é caracterizada pela entressola curva, que conduz o pé para frente ao pisar no chão, fazendo com que a transição da passada seja mais rápida.

No Carbon X, no entanto, essa geometria de entressola é mais agressiva do que em outros modelos da Hoka e seu funcionamento é potencializado pela rigidez da placa de carbono na entressola. Atletas que aterrissam com o meio do pé ou com o antepé podem tirar grande proveito disso, mas quem pisa com o calcanhar pode achar o movimento brusco demais.

A placa no Carbon X, que é visível por baixo do solado, também é responsável por deixar o tênis menos macio e mais rígido do que outros modelos da marca, tornando-o um modelo indicado para treinos de velocidade e dias de prova. Ele também é um pouco mais pesado do que muitos modelos de competição – em torno de 250 gramas – mas oferece mais amortecimento do que a maioria.

O cabedal é leve e respirável, mas oferece suporte considerável para os pés e auxilia na sensação de conforto, que pode ser muito útil em provas longas.

Adotado por grande parte da elite mundial do triathlon de longa distância, o Carbon X deve agradar atletas que aterrisam como o meio do pé e buscam um tênis rápido para suas provas de 21 km e 42 km.

Corredores que pisam com o calcanhar podem se sentir mais confortáveis com modelos com geometria menos agressiva, como o Rincon 2, também disponível no Brasil.

Hoka One One Carbon X

Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: 5 mm
Peso: 247 gramas (Tamanho 41 masculino)/ 205 gramas (Tamanho 37 feminino)
Preço: R$ 1.299,90
Finalidade: Treinos de velocidade e provas

Características

  • Característica Categoria PerformanceCategoria

    Performance

  • Característica Uso ProvaUso

    Prova

  • Característica Drop 5 mmDrop

    5 mm

  • Característica Pisada NeutraPisada

    Neutra

  • Característica Terreno AsfaltoTerreno

    Asfalto

  • Característica Uso TreinosUso

    Treinos

Prós

  • Velocidade de resposta

    A combinação da tecnologia Meta Rocker com a placa de carbono na entressola faz do Carbon X um tênis rápido de resposta.

  • Amortecimento

    Este modelo da Hoka oferece mais amortecimento e proteção contra impactos do que muitos dos outros tênis de performance do mercado.

Contras

  • Peso

    Com peso aproximado de 250 gramas, o Carbon X é mais pesado do que alguns de seus concorrentes projetados para serem utilizados em dias de competição.

  • Transição

    Atletas que aterrisam com o calcanhar podem achar muito agressiva a transição de passada.

Vídeo