32º Troféu Brasil de Triathlon: veja o que esperar da prova segundo Núbio Lima

Adicionada em 12 de junho de 2023

A segunda etapa do 32º Troféu Brasil de Triathlon já tem data marcada para acontecer: dia 18 de junho, também na cidade de Santos (SP), e os participantes podem esperar uma prova ainda melhor do que a primeira etapa. É o que garante Núbio Lima, um dos idealizadores da competição que teve o “embrião” lançado ainda no distante ano de 1988.

Organizei as primeiras provas de Triathlon em 1988 e 89. Em 90 já conseguimos organizar um campeonato com três provas, que até então tinha o nome de Circuito Santista de Triathlon. 96 atletas de seis estados estiveram presentes, então foi quando imaginei uma marca nacional. Devido à minha ligação com o atletismo, criei a marca Troféu Brasil, no segundo semestre de 90 para iniciar em 91. Projetei cinco etapas e assim aconteceu, com grandes nomes do triathlon nacional marcando presença: Fernanda Keller (5 vezes campeã), Armando Barcellos ( 3 vezes campeão), Marcus Ornellas, Alexandre Ribeiro, Marcelo Buttenas e Edmundo Caetano, entre outros”, conta Lima.

Núbio também destaca algumas das principais mudanças que ocorreram no decorrer dos anos, como o uso de computadores para apurar os resultados, site oficial (o primeiro evento nacional de atletismo a ter um site), inscrição on-line (o evento também foi pioneiro na modalidade e ainda foi o primeiro a ter a opção de pagamento com cartão de crédito).

“Além dessas inovações, fomos também o primeiro evento a ter um regulamento divulgado meses antes do início da temporada de provas e também a oferecer uma premiação em dinheiro”.

A parceria da Norte Marketing na realização do evento também foi um ponto positivo destacado por Lima, que ressalta as complexidades na organização de uma prova com tantos participantes:

“O checklist do triathlon é de uma grande complexidade: é necessário montar um grande e bom planejamento, além de grande envolvimento do poder público, por se tratar de uma prova que pede uma grande intervenção viária. A parceria com a Norte Marketing ajuda muito na qualidade da produção do evento”, destaca.

Por fim, Núbio revela que o objetivo da segunda etapa é não somente manter o bom trabalho realizado na primeira, sucesso de público, mas sim superá-la.

“Tivemos um grande crescimento em relação a 2022 e para a segunda etapa as expectativas são as melhores possíveis. Vamos entregar um evento melhor que a prova de 07/05”, finaliza.