Publicidade

Publicidade

Triathlon aos 70: a idade não impede quem quer evoluir

Por: Stephanie Calazans

Publicado em 2 de dezembro de 2025

Triathlon aos 70: a idade não impede quem quer evoluir

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

O esporte é de pai para filho, mas também pode ser de filho para pai. É o caso do Mestre e Doutor especialista em Implante Dental e Metabolismo Ósseo pela Faculdade de Medicina da USP Márcio Amorim, que serviu de exemplo para o filho dar os primeiros passos no esporte e hoje tem o próprio filho como principal incentivador para concluir o mais novo e gigante desafio: seu primeiro triathlon, aos 70 anos de idade.

A vida inteira, Márcio praticou muito esporte, focando principalmente em bike e mountain bike. “Eu sempre corri, corria no parque, mas sou mais da bike. Já fiz altas viagens de bicicleta, entre elas o Deserto do Atacama e uma travessia de Munique à Veneza”, conta.

Foi essa paixão pelo esporte que fez com que Luiz Felipe, seu filho, se inspirasse no modelo que tinha em casa. Mas Luiz foi além, e incluiu corrida e natação na sua rotina de exercícios, descobrindo, se apaixonando e entrando de vez para o mundo do triathlon. Hoje, ele tem em seu currículo 4 sprints, 2 olímpicos e 3 Ironman 70.3.

Foi então a vez do pai ver no filho uma grande referência.

“Eu sempre acompanhei, na torcida. Então, esse ano, cheguei aos 70 e decidi que era a hora de encarar o desafio. Bike e corrida eu tiro de letra, meu grande problema sempre foi a natação”.

Márcio está treinando pesado para fazer bonito na competição. Segundo o especialista em Reumatologia e Osteoporose, a presença do filho é fundamental nesse momento.

“Minha ideia para o meu primeiro triathlon é que o meu filho vá comigo, me acompanhando lado a lado. Quero que ele participe junto comigo”.

A história de Márcio é mais do que um caso de amor pelo esporte passado de geração em geração. É um lembrete de que um corpo saudável e ativo não pode ser parado, nem mesmo pela idade. Pelo contrário: pode evoluir cada vez mais, dobrar as metas e concluir objetivos antes inimagináveis.

A quarta e última etapa do Troféu Brasil de Triathlon acontece em Santos, no dia 14 de dezembro (domingo), e oferece as categorias feminina e masculina 65+, reconhecendo, enaltecendo e incentivando que todos – independentemente de idade ou crença popular – desafiem e superem seus próprios limites.

Leia a seguir:Anote as dicas e realize o sonho de disputar uma Major!

Publicidade

Publicidade