Publicidade

Publicidade

Triatleta: por onde começar?

Por: Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2024

Triatleta: por onde começar?

Foto: O2Corre

Criado em meados dos anos 70, o triathlon é conhecido por ser uma modalidade esportiva que é, acima de tudo,  desafiadora – isso fica claro ao juntar três atividades atléticas e propor que o indivíduo vá além de seus limites. Mas, por onde começar a praticar triathlon? Qual modalidade devo aprender primeiro? É preciso dominar a corrida, ciclismo e natação antes de cogitar virar triatleta? Essas são dúvidas comuns quando se pensa na hipótese de aderir ao esporte. Conversamos com Kim Cordeiro, da Santitreinos Assessoria Esportiva, para auxiliar você que planeja encarar esse desafio.

Por onde começar?

É recomendado que das três modalidades, você dê uma atenção especial inicialmente para a natação. Kim explica que na corrida e ciclismo, se você cansar, sempre há a possibilidade de dar uma pausa instantânea e se recuperar rapidamente, mas no mar as condições não dependem só de você. Mesmo se você for habituado a nadar em piscinas, deve ter cautela ao fazer a transição para nadar no mar. Kim destaca que não é preciso dominar completamente as três modalidades. Se a pessoa já corre, pedala, nada e pode iniciar fazendo um percurso mais curto chamado Short. Se seguir um plano de treinamento à risca por três meses, em média, você consegue completar a prova, mas sem metas de tempo. “Agora, se a pessoa já completou algumas provas e o objetivo for baixar o tempo, é preciso uma preparação de 4 a 5 meses. Lembrando que os resultados variam de pessoa para pessoa.” conclui. Se o atleta ainda tiver dificuldade em uma das modalidades, o processo pode durar seis meses. Tudo depende da constância e dedicação nos treinos. “Você tem que se sentir à vontade para nadar em águas abertas. O medo é uma coisa que pode te travar”, comenta Kim.

Tenha um profissional ao seu lado

É imprescindível você ter um acompanhamento profissional. “Tem que ter um treinador, um professor de educação física, que vai orientar as cargas que você vai ter que fazer no seu dia a dia. Quanto nadar, quantas vezes por semana de natação, de ciclismo, de corrida para estabelecer uma rotina. Porque senão a pessoa que é mais leiga acaba fazendo o que ela mais gosta e não o que ela precisa.” Seguindo as recomendações à risca, respeitando seu próprio ritmo, é possível chegar no percurso olímpico. “Eu recomendo fazer de duas a três provas de short, pelo menos, pra quem quiser avançar para uma prova de classificação olímpica.”

Crie sua meta

Se sua meta este ano é virar um triatleta, a Santitreinos Assessoria Esportiva oferece acompanhamento para quem deseja iniciar ou aperfeiçoar a própria performance. E ficou na dúvida das diferenças entre “Short” e “Olímpico”? Abaixo listamos o que é cada uma:

Short

(percurso de uma volta)
  • Natação: 750 metros;
  • Ciclismo: 20 quilômetros;
  • Corrida: 5 quilômetros.
Disputada por atletas amadores, militar, PCD, executivo e revezamento.

Olímpico

(percurso de 2 voltas)
  • Natação: 1,5 quilômetros;
  • Ciclismo: 40 quilômetros;
  • Corrida: 10 quilômetros.
Disputada nas categorias profissional, amadora, executivo e militar.

Leia a seguir:Dia nacional do atleta paralímpico
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade