Perfeita para corredores que querem baixar o tempo, os 42k de Floripa é uma das provas mais rápidas do Brasil e conta um visual encantador. O evento, marcado para 11 de junho, é um desafio aos corredores: a prova tem como uma das suas principais características a baixa variação de altimetria. Percursos com subidas e descidas de tirar o fôlego, embora preferidos por alguns, resultam em tempos mais lentos e exigem mais do atleta.
Você sabia?

Os 42k de Floripa começou como meia maratona em 2010, mas ganhou popularidade e novas distâncias com o passar dos anos. Além disso, a prova proporciona uma oportunidade perfeita para atletas conhecerem a
Ilha da Magia correndo - unindo turismo ao esporte - e se aventurarem em uma prova nova, fugindo dos clichês do calendário.
Inscreva-se em 42k de Floripa
Cinco motivos para correr em Floripa em 2020
1 – Percurso rápido
Com um percurso praticamente plano (as principais subidas são para cruzar as pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina à parte continental da cidade), os 42k de Floripa e provas adjacentes têm as características indicadas para buscar melhorias nos tempos ou estrear em uma nova distância. O principal ponto de atenção do percurso é o cruzamento da ponte Pedro Ivo Campos, já quase no final da prova. Os atletas, que atravessam a estrutura do continente para a ilha no início da prova, fazem o caminho de volta perto do quilômetro 38. Uma dica importante para esse trecho é não perder o ritmo, pois nesse ponto é normal que o atleta já esteja cansado.
2– Cenário e turismo
Floripa dispensa comentários. Capital de Santa Catarina, a Ilha da Magia tem paisagens deslumbrantes e pontos turísticos especiais como as dunas da Praia de Joaquina, Costa da Lagoa, trilhas, praias e uma gastronomia rica para você se apaixonar. Como a prova ocorre no fim do feriado, é também a oportunidade perfeita para fazer uma viagem unindo esporte e turismo.
3 – Temperatura ideal
O clima da cidade no mês de junho é ideal para prática esportiva, já que a temperatura média varia entre 14 e 22º C. O clima ameno do Sul do País, em oposição ao forte calor de outras cidades do Brasil, é um fator importante para atletas em provas de longa distância.
4- Índice para a Maratona de Boston
Como o evento é filiado à Confederação Brasileira de Atletismo, todos os tempos obtidos nele são válidos como índices internacionais. Com percurso e clima favoráveis, muitos atletas alcançam seus recordes pessoais e marcas almejadas. Este ano, 195 atletas conseguiram classificação para a Maratona de Boston, uma das mais difíceis e desejadas do mundo.
5 – Estrutura de apoio
Outro diferencial da prova é a estrutura de apoio ao atleta pelas ruas de Florianópolis. Pontos de hidratação com água e isotônico, gel de carboidratos, frutas e até refrigerante ficam à disposição dos corredores para garantir a energia necessária para a conclusão da prova.
A 12ª Meia & Maratona de Floripa está marcada para dia 11 de junho de 2023, um domingo. Além dos 42k, a prova conta ainda com percursos de 21k e 10k, perfeita para iniciantes na corrida ou viajantes que querem aproveitar a estadia em Florianópolis para praticar esporte.
Inscreva-se em 42k de Floripa