Muita entressola, knit e pouca borracha: as tendências do Guia do Tênis O2

Adicionada em 18 de dezembro de 2019
Mais em Laboratório de Corrida

O desenvolvimento de um tênis de corrida envolve muitos fatores, como esforço em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias, a escolha dos materiais e testes antes que os modelos cheguem às lojas. A nova edição do Guia do Tênis da O2 apresenta os principais lançamentos do mercado nacional de tênis de corrida e, consequentemente, as tendências globais da indústria.

Na edição de dezembro, é possível notar que os fabricantes têm trabalhado para priorizar o conforto do corredor, até mesmo sobre outras características importantes do tênis de corrida, como a durabilidade. Os principais modelos têm entressolas com combinações de polímeros e tratamentos que deixam o EVA mais macio e menos borracha no solado, o que faz o sistema de amortecimento trabalhar de forma mais eficiente.

Em termos práticos, isso deixa o tênis com melhor absorção de impacto e, consequentemente, mais confortável para a maioria dos atletas. Outra vantagem celebrada pelos corredores é a leveza dos modelos que são desenhados com essas características e combinações de material.

Leia o Guia do Tênis O2

“O conforto está associado à maciez e à leveza do tênis. Para alcançar estes resultados, a Dow selecionou materiais das famílias ENGAGE e INFUSE que, combinados ao EVA, podem produzir uma espuma mais leve, com toque macio e emborrachado.” explica a Gerente de Marketing da Dow, Agostina Miguel.

Além do conforto, outra tendência visível nos 32 modelos apresentados no Guia do Tênis da O2 é a importância que os fabricantes têm dado ao cabedal, parte superior do tênis responsável por proteger o pé dos corredores e, em última instância, contribuir para a firmeza durante a passada.

A maioria dos novos modelos tem esta parte feita em knit, malha de tecido com aspecto visual do tricô e que proporciona leveza e flexibilidade, assim como melhor ventilação e drenagem de água. Já os tênis feitos para trilha costumam ser um pouco mais resistentes e impermeáveis pois são utilizados em ambientes mais instáveis.

A constante busca por inovação é um dos principais propulsores da evolução das tecnologias utilizadas nos tênis, desenhados para atender as necessidades dos corredores. Atualmente isso significa um tênis extremamente leve, com EVA mais macio e tecidos respiráveis. Qual será o próximo passo dessa jornada?