Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 3 de junho de 2024
Foto: O2Corre
Rápida como Berlim, fria como Chicago e linda como só Floripa consegue ser. A prova que une tudo isso, a 13ª Maratona de Floripa, aconteceu no último domingo (2/6), durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Com o diferencial de fornecer índices para a Maratona de Boston (EUA) – uma das mais prestigiadas do circuito global de corridas de rua – o evento contou com cerca de 5.500 mil inscritos em três percursos 5, 21 e 42 km. Os atletas saíram de todos os locais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe e diversos outros estados.
Florianópolis atrai visitantes de todos os tipos: desde quem pretende tirar alguns dias só para descansar, até para os que gostam de um fim de semana em casal. Para os que gostam de correr, a Maratona de Floripa ofereceu condições desafiadoras para quem buscou atingir seu máximo desempenho e melhorar sua marca pessoal. Mesmo assim, apesar dos fortes ventos e da chuva no momento da prova, a beleza da cidade foi um atrativo à parte. Com praias e paisagens paradisíacas, ela encanta a todos que a visitam.
Como descrito no parágrafo anterior, nem só de belezas naturais é feita a Maratona de Floripa. A edição 2024 foi permeada por fortes e desafiadores ventos, que exigiram o máximo do condicionamento físico dos competidores – sobretudo nos trechos de orla marítima e na travessia entre ilha e continente, na Ponte Hercílio Luz. A chuva também apareceu em determinados percursos, dificultando ainda mais a tarefa de bater recordes pessoais e buscar índices para a disputa da sonhada Maratona de Boston.
Apesar das intempéries, Floripa fez valer o principal dos climas: o de tranquilidade e paz, que uniu os corredores da largada até a chegada!
A corrida na capital catarinense contou com a presença de atletas ilustres. Escolhidos a dedo pelo O2 Corre, os embaixadores da Maratona de Floripa incluíram personalidades de diversas áreas que toparam o desafio de percorrer 21 ou 42K e vencer, primeiramente, os próprios limites!
Caique Saraiva, Paulo Castagnoli, Juliana Mussel, Thiago Mota, Anna Cecilia Lande, Lucas Barreto, Manoela Meinke, Luana Rocha, Marjorie Barcelos, Van Fonsek, Thatiana Mallet e Patricia Benevides não se deixaram abater pelo frio e pelos ventos em Florianópolis e literalmente correram atrás dos seus objetivos, sejam eles um novo recorde ou, até mesmo, a primeira prova em uma determinada distância!
A Maratona de Floripa foi só emoção! Muitos atletas aproveitaram a oportunidade para disputar a primeira prova longa de suas vidas, enquanto outros foram atrás de recordes pessoais ou, simplesmente, um domingo diferente para fechar o feriado prolongado com chave de ouro. Os corredores mostraram que não estavam para brincadeira e não deixaram os fortes ventos e a chuva interferir no astral. Confiram a repercussão nas redes sociais:
21km em Floripa!!!
Ilha da magia, que lugar maravilhoso 😍🫶🏽😍.
Sou apaixonada por corrida e esse é meu estilo de vida saudável!!!Correr em floripa foi fantástico 😍🤩
#valeapenademaisE um percurso muito bonito.
Amo demais essa energia 😍⚡️!!!
O significado da Meia Maratona de Floripa para mim é “Fênix”.
“A Fênix é uma ave que simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência ao se tratar sempre da mesma criatura. Desta maneira, simboliza a vida e seus ciclos, a esperança, o fato de que é preciso dar a volta por cima nas situações adversas”.
Um ano depois da minha cirurgia, e com muitos perrengues nos dois últimos meses, fui 8º lugar geral no feminino, 1º lugar na categoria.
Prazer, meu codinome é Fênix. 🐦🔥🏃🏻♀️➡️
Só agradecer pelo dia de hoje. 🙏🏻
A Maratona de Boston é uma das maratonas mais desejadas dos corredores. Para participar, é necessário ter um índice baseado na faixa etária na data da prova – ou seja, precisa ser um feito recente. A 13ª Maratona de Floripa é uma chance de ouro para os brasileiros tentarem uma vaga nesta que é considerada por muitos como a principal das majors. No quadro abaixo é possível conferir os tempos exigidos e, na classificação da prova, os atletas poderão saber se já têm a vaga assegurada para competir nos Estados Unidos em 2025!
Parabéns aos atletas que conseguiram alcançar as marcas, aos que bateram seus recordes pessoais, aos que disputaram uma meia-maratona ou maratona pela primeira vez… enfim, na capital catarinense, todos foram vencedores! Nos vemos em 2025!
5K – Feminino
5K – Masculino
21K – Feminino
21K – Masculino
42K – Feminino
42K – Masculino
Créditos: Gabriel Heusi, Pedro Malamam, Alexandre Carnieri (Heusi Action)
Publicidade
Publicidade