lesões da corridaFoto: lesões da corrida

Lesões da corrida: respondendo dúvidas dos leitores

Fellipe Savioli
Adicionada em 06 de março de 2018
Mais em Corrida de Rua

Na semana passada, fizemos uma live na fanpage da O2Corre Brasil convidando os usuários a perguntarem suas principais dúvidas sobre lesões da corrida. Escolhi algumas questões que ficaram de fora da live para respondê-las. Tem dúvidas? Veja se a sua pergunta foi esclarecida abaixo.

 

Ale Fonseca: Quais são as melhores formas de prevenir lesões da corrida?

A melhor forma é apostar em exercícios educativos e fortalecimento na academia. Além disso, utilizar vestuário e equipamentos adequados para a prática da corrida, principalmente o tênis.

 

Joseane Cordeiro: Tenho tendinite no joelho. Como posso cuidar?

Depende do grau de tendinite que você apresenta. Algumas vezes você precisa parar completamente as atividades. Outras vezes, sessões de fisioterapia associadas a medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem solucionar o problema.

 

Bruno Vitorio: O que fazer para tratamento de bursite no retrocalcâneo que me dói há 3 meses? Faço alongamentos diários e fortalecimento, mas não adiantam.

Quando os alongamentos e sessões fortalecimento não surtem efeito, a solução é recorrer à fisioterapia e outros tratamentos auxiliares.

 

Ricardo Lira: Tenho desgaste na cartilagem do fêmur esquerdo. Me foi indicado aplicação de “gel”. O que é mais indicado neste caso?

Existem vários tratamentos para lesões de cartilagem: analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, colágeno do tipo I e II, glincosamina e infiltrações com ácido hialurônico. Se não obtiver sucesso com analgésicos e fisioterapia, a infiltração com ácido hialurônico pode ser uma boa alternativa.

 

 

Camilla Jorge: Fascite plantar e esporão têm cura? Como tratar?

Sim. A fascite plantar é um encurtamento da capa (fáscia) que reveste os músculos dos pés. Sessões de fisioterapia e alongamentos costumam ser bem efetivos. Já o esporão é consequência da fascite plantar.

 

Caroline Valente: Tenho bursite no ombro e uma protusão na cervical (C5/C6). Ao correr, sinto que as dores no ombro e pescoço estão aumentando. O que posso fazer?

Você não deve sentir para poder correr. É recomendável realizar um tratamento prévio com analgésicos e anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia para melhorar. Também vale consultar um especialista em ombro e coluna. Outra dica é fazer um teste biomecânico que pode ajudar a verificar se há sobrecarga de movimentos no tronco e membro superior.

Live: respondendo dúvidas sobre lesões da corrida

 

Fellipe Savioli

Fellipe Savioli

Triatleta amador, Fellipe Savioli é médico pós-graduado em medicina esportiva pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (SP), pós-graduado em nutrologia pela ABRA – Associação Brasileira de Nutrologia. Também é especialista em ortopedia, traumatologia e em medicina esportiva.

Ver mais