Alimentação dos corredores nos dias frios

Adicionada em 01 de junho de 2011

Com a chegada dos dias mais frios, além de surgir, algumas vezes, uma certa preguiça de partir para os treinos durante a manhã gelada, é comum aparecer também aquela vontade de comer mais durante o dia. E esta fome maior no inverno tem uma explicação. “O nosso organismo precisa aumentar as reservas de energia para suportar as baixas temperaturas”, explica a nutricionista esportiva Mariana Escobar, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“Isso é um sistema de defesa do nosso corpo, contra a queda de temperatura”, completa ainda Luis Ricardo de S. Alves, da Nutrição Fácil. Porém, o lado psicológico também pode influenciar neste aumento de alimentos consumidos durante o dia. Ao ingerir alimentos por impulso, pode-se consumir mais calorias do que o necessário.

A consequência disso é o aumento de peso que, por vezes, só vira preocupação com a chegada do verão, já que, durante o inverno, é disfarçado nas roupas mais largas e pesadas. Nessa época, trocam-se as saladas, pratos e sobremesas geladas, por comidas mais quentes e, às vezes, mais gordurosas. O ideal é selecionar alimentos e refeições mais comuns durante a estação fria, como sopas, caldos e até chás, sem esquecer-se do bem-estar e da saúde.

Mas não se preocupe. Não precisa haver mudanças na alimentação, apenas cautela. Por precisar de mais energia, o corredor pode, de acordo com sua necessidade, ingerir um pouco mais de carboidratos para balancear suas reservas de energia. “Até 5% a mais de carboidrato na dieta, de acordo com os treinos, é uma boa pedida”, indica Mariana.

Hidratação

Outro fator importante que muitas vezes é alterado durante o inverno é a ingestão de líquidos, especialmente a água, que tende a diminuir em dias mais frios. O corredor deve, portanto, se atentar a esse consumo, de acordo com a perda de líquidos durante o treino ou prova. “No frio se transpira menos, então naturalmente o atleta diminui a ingestão de água e outros líquidos, mas a desidratação ocorre no frio também”, afirma Alves, lembrando que a hidratação deve ser a mesma em qualquer temperatura. Os chás – sem cafeína – e os sucos naturais podem complementar o consumo de líquidos.

Dicas dos nutricionistas

  • Aproveitar os dias frios para ingerir sopas e caldos. Para os que querem emagrecer, o ideal é usar legumes e verduras nas receitas. Os corredores podem apostar nas sopas com macarrão, batatas e carnes, para consumirem mais carboidratos.
  • Cuidar muito bem da hidratação. Além da água, ela pode ser feita com água de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás – sem cafeína, como os de frutas. A desidratação promove queda de rendimento durante o exercício.

Por Fernanda Silva