Fisioterapia: entenda por que todos podem e devem fazer

Andreia Miana
Adicionada em 11 de janeiro de 2023

A fisioterapia é a ciência que previne, diagnostica e trata os distúrbios de movimentos. Além do tratamento convencional, a fisioterapia faz parte da valorização da prevenção e promoção da saúde como um todo.

Quando sofremos uma lesão ou estamos com algum problema muscular é sugerido o acompanhamento de um fisioterapeuta para complementar a ação de medicamentos e acelerar a recuperação.

Pessoas que sentem dores pelo corpo, incapacidade para exercer funções comuns no dia a dia, que têm problemas posturais, que necessitem de acompanhamento para um treino físico mais adequado ou apenas que queiram se prevenir de problemas osteomusculares devem procurar um fisioterapeuta.

Dentre as várias abordagens usadas pela fisioterapia para promover a saúde do paciente, destacam-se:

 

  • Termoterapia: terapia que utiliza o calor, ou o frio, como forma de tratar diversas condições. O Game Ready por exemplo, proporciona a crioterapia com compressão, indicada para pós-operatório e traumas agudos
  • Eletrofototerapia: atua como coadjuvante no tratamento e é um recurso que utiliza aparelhos que emitem ondas de radiofrequência que geram calor, aquecendo os tecidos e aumentando o fluxo sanguíneo. Exerce função analgésica, reduzindo as dores e em outros casos, atua proporcionando irrigação sanguínea e mobilidade articular.
  • Cinesioterapia: terapia na qual se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico com o objetivo de recuperar a função dos mesmos;
  • Liberação miofascial: tratamento utilizado para relaxar a musculatura e distensionar as fáscias, uma espécie de membrana formada por tecido conjuntivo, responsável por recobrir a fibra muscular, o músculo e a superfície do conjunto muscular. Essa membrana sustenta e protege os tecidos, impedindo que ocorra atrito entre os músculos;

Quem pode fazer fisioterapia?

Qualquer pessoa pode procurar um fisioterapeuta e se beneficiar dos exercícios e instruções passadas pelo profissional. Crianças e adolescentes podem precisar da correção da pisada ou dos passos, assim como de ações preventivas em relação à escoliose e outros desvios da coluna.

Homens e mulheres adultos também podem se beneficiar da fisioterapia para diversas situações, como lesões ou distúrbios nos ossos, articulações e nervos.

Já os idosos podem fazer a fisioterapia como uma forma de exercício e atividade física mais leve e acompanhada de perto pelo profissional especializado, evitando o surgimento e agravamento de doenças nas articulações e ossos. O exercício físico com alongamentos e correção da postura ajuda a aliviar os sintomas das doenças já instaladas.

 

Como o fisioterapeuta pode auxiliar o paciente

São inúmeras as situações em que o fisioterapeuta pode auxiliar o paciente, como, por exemplo:

  • Problemas ortopédicos, traumatológicos, reumatológicos e posturais;
  • Insônia, fadiga crônica e fraqueza;
  • Dificuldade de equilíbrio ou mobilidade;
  • Condições relacionadas ao trabalho, como a lesão por esforço repetitivo (LER).

Quais são as vantagens do tratamento?

Melhoria de postura

A simetria corporal é fundamental para evitar dor lombar, incômodo na região central da coluna, e problemas mais sérios no futuro, como a lordose cervical. A fisioterapia, realizada na rotina de cuidados com a saúde, ajuda a restabelecer a postura, melhorar os hábitos posturais e, consequentemente, a qualidade de vida.
Redução de dores: as dores ocorrem por vários motivos, seja devido à prática de atividades físicas ou esportes, seja em decorrência de um esforço físico, com sobrecarga de peso, mau hábito postural, utilização constante de meios tecnológicos (o que pode causar a má postura), seja por qualquer incidente, como uma contusão. O fisioterapeuta é o profissional capacitado a efetuar a reabilitação física e funcional, diminuindo de maneira significativa as dores.

Prevenção de possíveis lesões

Quando o tratamento de uma determinada lesão é finalizado, é importante continuar com um acompanhamento para evitar que novas lesões possam surgir ou se agravem. A prevenção de outras possíveis lesões também acontece porque, com o processo, o seu corpo e a sua musculatura vão se fortalecer e se manter mais equilibrados, sofrendo menos impacto quando houver alguma situação que possa causar algum problema físico.

Tratamento e prevenção de doenças crônicas

É possível prevenir e tratar os fatores de risco e doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes com a ajuda da fisioterapia, por meio de exercícios técnicos e específicos que visam a manutenção da saúde.
Suporte para um treino físico adequado: com a ajuda de um fisioterapeuta, o atleta, seja amador ou profissional, tem mais segurança de realizar uma atividade física correta e de maneira adequada, sem forçar exageradamente musculatura alguma. Dessa maneira, lesões que podem impactar na funcionalidade podem ser evitadas. A prática de uma atividade física deve ser supervisionada.

Melhora do sono

A insônia pode ser causada por vários motivos, entre eles, o bruxismo, os problemas na respiração, a má simetria corporal e também a síndrome das pernas inquietas. Alguns processos fisioterapêuticos podem ajudar a tratar esses problemas e assegurar uma qualidade de sono, pois eles são capazes de agir em todo o corpo.

Bem estar

Incluir a fisioterapia na rotina traz mais saúde, disposição, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Além disso, auxilia na redução do estresse, o que fortalece corpo e mente.

 

Quando procurar um fisioterapeuta?

A fisioterapia não deve ser realizada apenas quando você notar uma lesão, mas sim durante toda sua vida, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, pois os benefícios são visíveis não somente em tratamento de lesões e doenças. É possível perceber o impacto positivo em todo o corpo, nas ações do dia a dia e, ainda, em seu comportamento físico.

Conheça o Vita Ortopedia e Fisioterapia.

Andreia Miana

Andreia Miana

Fisioterapeuta pela UNESP, especialista em Ciências do Treinamento Desportivo pela UNICAMP e especialista em Fisioterapia Desportiva pela UNESP, mestre em Biomecânica do Movimento pela UNICAMP, aprimoramento no laboratório de biomecânica do HSS – Nova Iorque, atualmente fisioterapeuta da Reabilitação do Vita.

Ver mais